Notícias

27 de agosto de 2013

USP é a universidade brasileira que mais publicou artigos científicos (2007-2011)

A USP é a universidade brasileira que mais publicou artigos científicos entre os anos de 2007 e 2011, segundo um ranking elaborado pela SIR World Report-2013, divulgado pela Scimago Lab.. Unicamp e Unesp aparecem, respectivamente, nas 2ª e 3ª posições.

Três instituições paulistas – Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) – lideram o ranking das universidades brasileiras que mais publicaram artigos científicos entre os anos de 2007 e 2011, de acordo com a edição mais recente do SIR World Report, divulgado em julho último pela Scimago Lab.

O SIR World Report -2013 avaliou cinco anos de produção científica das instituições de ensino superior de todo o mundo que publicaram, em 2011, pelo menos cem trabalhos científicos indexados na base de dados Scopus – produzida pela editora holandesa Elsevier – considerada uma das maiores bases de dados científicos do mundo, englobando mais de vinte mil periódicos especializados.

Quando se leva em conta o número total de publicações (desconsiderando trabalhos feitos por academias de ciência, hospitais, fundações e centros nacionais de pesquisa), a USP é a instituição brasileira mais bem colocada – ficando em quinto lugar no ranking mundial, com 48.156 trabalhos publicados entre 2007 e 2011, sendo que em primeiro lugar está a Universidade Harvard, dos Estados Unidos, com 80.467 publicações, aparecendo em seguida a Universidade de Tóquio (51.796), Universidade de Toronto (48.944) e Universidade Tsinghua (48.396), da China.

Em declarações feitas à Agência FAPESP, o Pró-Reitor de Pesquisa da USP, Prof. Dr. Marco Antonio Zago, destacou que a instituição tem já uma longa tradição de valorizar a pesquisa associada ao ensino de qualidade: A USP investe parcela considerável de seu orçamento para apoio à pesquisa, além de captar financiamento de agências como FAPESP, CNPq e Finep. Nos últimos anos, intensificou a relação com universidades de renome no panorama internacional, estando também evoluindo na cooperação com o setor produtivo e com empresas, no que diz respeito à pesquisa mais aplicada, ao mesmo tempo em que vem valorizando também outras formas de produção intelectual.

As segunda e terceira universidades brasileiras mais bem colocadas no ranking global foram a Unicamp, que ficou em 135º lugar, com 17.130 trabalhos publicados, e a Unesp na 137ª posição, com 16.998 artigos.

Já no critério “colaboração internacional” deste ranking, a UFABC é a universidade brasileira mais bem colocada, seguida pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Santa Cruz (BA) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL): neste quesito, a USP aparece em sétimo lugar, a Unicamp está em 22º e a Unesp está colocada no 40º lugar.

Para obter mais informações sobre este ranking. Clique AQUI

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..