Notícias

17 de agosto de 2013

USP é a melhor universidade da América-Latina

A USP foi a universidade mais bem colocada entre os centros de ensino superior da América-Latina, de acordo com a ARWU – Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais, que uma vez mais confirmou novamente a supremacia dos Estados Unidos, através da liderança das universidades de Harvard, Stanford e Berkeley.

A USP aparece na 147ª posição do ranking chinês, à frente da Universidade Autônoma do México (164º) e da Universidade de Buenos Aires (176º).

O ARWU, estabelecido desde 2003 pela Universidade de Comunicações de Jiatong, na cidade de Xangai, é muito acompanhado no mundo inteiro e entre os critérios utilizados estão o número de prêmios Nobel obtidos por seus antigos alunos ou pesquisadores, o número de medalhas Fields (equivalentes ao Nobel em matemática), assim como o número de artigos publicados em revisas exclusivamente anglo-saxãs, como Nature e Science.

A Grã-Bretanha conserva dois centros entre as 10 primeiras classificadas: Cambridge em 5º lugar e Oxford em 10º.

O University College of London, classificado na 21ª posição no ano passado, perdeu dois lugares, enquanto a Escola Politécnica Federal de Zurique entra pela primeira vez nas vinte primeiras posições (23º no ano passado).

Entre as 500 melhores universidades do mundo, 146 são dos Estados Unidos (quatro a menos em comparação com 2012), 37 pertencem à Grã-Bretanha (uma a menos que no ano passado) e 37 da Alemanha, seguida pela China, com 34.

A classificação da ARWU poderá ser consultada clicando AQUI

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..