5 de junho de 2013

USP assina acordos de cooperação acadêmica

A USP – Universidade de São Paulo assinou três acordos internacionais de cooperação acadêmica com estabelecimentos de ensino superior da França e África do Sul. A Université de Lyon, na França, firmou documento para colaboração em pesquisa e intercâmbio em todos os níveis e áreas de conhecimento de interesse mútuo.

Também da França, o Centre de Coopération Internationale en usp300Recherche Agronomique pour le Développement estabeleceu cooperação para desenvolvimento de atividades didáticas científicas integradas e de pesquisa, abrangendo várias modalidades no campo da agronomia.

Outra entidade que assinou convênio com a USP foi a Stellenbosch University, da África do Sul, cujo acordo de cooperação e convênio acadêmico visam à cooperação em pesquisas e o intercâmbio de docentes e alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas.

Estes acordos inserem-se já nos passos iniciais institucionais do programa USP – Internacional, cujos resultados mais amplos decorrerão ao longo do tempo.

Recordamos que o programa USP – Internacional tem o objetivo de aumentar a visibilidade da Universidade de São Paulo no exterior, estando o mesmo baseado em diversas ações que visam fortalecer a expansão da universidade no exterior.

Para o desenvolvimento bem-sucedido do programa, vice-reitores e pró-reitores atuarão em conjunto com oito diretores e diretores-adjuntos que integram núcleos internacionais que se encontram já instalados em áreas estratégicas, com abrangência em importantes regiões do mundo, entre elas América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.

Uma das principais ações desenvolvidas pelos Núcleos Internacionais é o fomento a iniciativas de internacionalização, sendo que, nesse âmbito, foram criados três novos programas: Incentivo e Apoio à Capacitação dos Servidores Técnicos e Administrativos da USP no Exterior, Bolsas para Professores Visitantes Internacionais e Programa de Bolsa USP Internacional para Alunos de Graduação de Instituições de Ensino Superior Estrangeiras.

Além disso, serão ampliadas ações criadas recentemente, como o Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para Alunos de Graduação.