23 de outubro de 2014

Desempenho muscular: terapias laser e LED de baixa intensidade

No último dia 23 de outubro, pelas 12h50, no “Anfiteatro Prof. Horácio C. Panepucci”, o pesquisador do IFSC-USP, Cleber Ferraresi, apresentou a palestra Uso das terapias laser e LED de baixa intensidade para aumentar o desempenho muscular: do in vitro e experimental ao uso clínico, promovida pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos.

Os estudos in vitro, em modelos experimentais e clínicos desenvolvidos pelo Cleber1-300doutorando, evidenciam os benefícios dessa terapia para o aumento do metabolismo de células musculares e do desempenho muscular em exercícios de alta intensidade. Neste seminário, Cleber abordou os efeitos das terapias laser e LED de baixa intensidade no tecido muscular.

Cleber Ferraresi possui graduação em Fisioterapia, e atualmente é doutorando em Biotecnologia pela UFSCar e pesquisador colaborador do Wellman Center for Photomedicine, EUA, e do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica, do Instituto de Física de São Carlos (CePOF-IFSC). Ele também tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Eletrotermofototerapia, Biotecnologia, Genética voltada ao Exercício Físico, Fisiologia do Exercício e Fisioterapia Ortopédica, atuando principalmente nos seguintes temas: fototerapia (terapia por laser e LED de baixa intensidade) associada ao exercício físico, plasticidade muscular e expressão gênica, reparação tecidual, fadiga e lesão muscular, treinamento físico de força e de resistência, e esportes.