3 de abril de 2014

Unveiling the physics of hair shapes

No último dia 03 de abril, pelas 10h45, na Sala F-210 do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), a jovem pesquisadora do Instituto, Krissia de Zawadzki, apresentou a palestra Unveiling the physics of hair shapes, seminário inserido na programação do Journal Club.

Em seus trabalhos, Krissia investiga como uma curvatura natural afeta a configuração de uma haste elástica fina suspensa sob seu próprio peso, como, por exemplo, quando um único fio de cabelo cai por gravidade.

Além disto, a aluna do IFSC-USP combina experiências numéricas e análises KRISSIA_ZAWARDSKI300teóricas para explorar as formas de equilíbrio estabelecidas pelos efeitos acoplados de elasticidade, curvatura natural, geometria não-linear e de gravidade. Zawadzki também analisa a estabilidade de configurações planas e descreve a localização de padrões de helicoidais para longas hastes. As formas observadas e os seus limites de fase associados são racionalizadas com base nos ingredientes físicos subjacentes.

Neste sentido, modelos que descrevem a forma de estruturas filamentosas curvas têm muitas aplicações, incluindo DNA, tubos e cabos como, por exemplo, o cabelo encaracolado.

Em sua apresentação, Krissia discutiu o recente artigo intitulado Shapes of Suspended Curly Hair, de J. T. Miller, A. Lazarus, B. Audoly e P. M. Reis, e também mostrou uma visão física do estudo de formas capilares.

Krissia, que possui bacharel em Física Computacional e mestrado em Ciências pelo IFSC-USP, atuou como pesquisadora nas áreas de Processamento de Imagens e Reconhecimento de Padrões. Como aluna de mestrado, passou a estudar a área Física da Matéria Condensada, com foco no problema Kondo e no Grupo de Renormalização Numérica. Atualmente, é estudante de doutorado no Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo, dedicando-se à pesquisa em Teoria do Funcional da Densidade.

Clique AQUI para conferir toda a programação do Journal Club.