15 de maio de 2012

O que os professores pensam

Indo para o seu segundo ano de realização, o programa Universitário por Um Dia (1Dia), do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), prossegue a todo vapor!

Se a meta para o ano de 2012 era receber 5 mil alunos, ao que tudo indica ela será cumprida facilmente, uma vez que, até o momento, já estão agendadas visitas até dezembro, trazendo um saldo superior a 4.500 alunos.

Esses números podem ser facilmente explicados quando, ao conversar com alguns professores que têm acompanhado os alunos nas visitas, se verifica qual a motivação de todos eles. Se a maioria dos alunos participa do programa pela primeira vez, alguns professores já estão em sua terceira visita e tudo isso porque sentiram melhorias no seu conhecimento e mais ânimo em sala de aula.

Os professores “novatos” na participação do 1Dia, antes mesmo de finalizar a primeira visita, já pensam na segunda. “Já participamos, há dois anos, da Olimpíada Brasileira de Física [OBF]; então o IFSC mandou um e-mail, comunicando sobre o programa”, explica a professora do Objetivo de Aguaí (124 Km de São Carlos), Angélica Santos Lucchesi, que agendou a visita para treze alunos, há dois meses.

Acompanhada de outro professor da escola, Tallis Felipe Boa Ventura, ela afirma que os alunos se encantaram com os experimentos e complementa, dizendo que a organização, durante a visita, foi o que mais chamou sua atenção. “Já fizemos visitas em outras universidades e nos sentimos perdidos! A acolhida e o assessoramento prestados para nós, aqui, foi algo inédito. Tivemos espaço para conhecer as dependências, sozinhos, mas, ao mesmo tempo, contando com a orientação de alguém e isso fez toda diferença”.

Já Francisco Carlos Zanetti e Luiz Ricardo Gaierdo, da Escola Técnica “Dr. Francisco Nogueira de Lima”, de Água Branca (110 Km de São Carlos), são “veteranos” no programa. “No ano passado, trouxe três turmas de três escolas diferentes para participar do programa e já temos três visitas agendadas para esse ano”, conta Luiz Ricardo, que trouxe 38 alunos para segunda visita de 2012 e 40 alunos na primeira.

1Dia-professores-4As reincidentes visitas têm explicação. Francisco e Luiz Ricardo, professores de física, contam que a melhoria em sala de aula, depois da participação dos alunos no 1Dia, foi visível. “Um aluno comenta com o outro, ‘Estive no IFSC e foi super legal, vou me empenhar mais nos meus estudos, pois quero estudar numa universidade de ponta como aquela’. Achamos isso bem interessante”, conta Francisco. “No ano passado, em um dos colégios que eu dava aula de química, eu pedi aos alunos que desenvolvessem um trabalho e um dos alunos usou exatamente um dos exemplos que teve no 1Dia no trabalho dele”, felicita-se Luiz Ricardo.

Sejam de escolas particulares, sejam de escolas públicas, qualquer um dos professores entrevistados entusiasma-se com a parte experimental da visita. “Tudo é diferente para os alunos, pois não dispomos de muitos materiais e equipamentos que eles vivenciam no programa. Tudo é muito bem feito e sempre aquilo que produz um maior efeito visual é o que os alunos mais comentam, mas, no geral, tudo é bem comentado”, conta Luis Carlos Claro, professor do Centro Educacional Jardins, localizado em Piracicaba (102 Km de São Carlos).

O professor, que também já fez três visitas ao IFSC, através do 1Dia, afirma que todos os alunos fizeram comentários positivos, inclusive relacionados à infraestrutura, atendimento e desenvolvimento das atividades do programa.

À propósito, Luis Carlos e seus alunos não foram os únicos encantados com a infraestrutura da Unidade e do campus. Angélica também faz questão de fazer comentários sobre esse assunto. “Achei muito legal a explicação sobre a infraestrutura da USP e tudo que ela oferece aos alunos. Senti que alguns ficaram mais seguros para prestar, inclusive, o curso de física”, conta.

VetJá sobre as atividades como um todo e os reflexos da participação no 1Dia, os comentários positivos prosseguem. “Essas iniciativas despertam mais o interesse e curiosidade dos alunos. Infelizmente, falta muito investimento em infraestrutura nas escolas de ensino médio, no que se refere à parte experimental, principalmente. Infelizmente, não temos laboratórios e conseguimos trabalhar apenas com a teoria. Mas os alunos querem ver como tudo funciona na prática”, lamenta Francisco.

Com a opinião dos professores descrita, que pouco diverge da opinião dos alunos, fica fácil entender porque o 1Dia tem feito sucesso. E, partindo dessa premissa, também não é difícil compreender porque todos são uníssonos em dizer que outras universidades deveriam oferecer atividades desse tipo.

A torcida é para que esse tipo de programa aumente de número e, mais rapidamente, se torne notável não somente o entusiasmo dos alunos, mas a melhoria na educação do país, como um todo.

Sobre o 1Dia

O Universitário por Um Dia (1Dia), desde seu lançamento, traz ao IFSC, de segunda a sexta-feira, alunos de escolas de ensino médio ou técnicas, públicas ou particulares, de todo estado de São Paulo.

A “Sala do Conhecimento”, localizada no prédio dos Laboratórios de Ensino de Física (LEF), tornou-se o local onde grande parte da programação é realizada. É lá que os alunos assistem ao “Show de Física” (experiências práticas relacionadas à mecânica, ondas, termodinâmica, eletricidade, magnetismo, óptica e física moderna) e onde passam a maior parte do dia. Mas, além disso, eles visitam diversas dependências do IFSC (laboratórios de pesquisa, salas de aula, biblioteca etc.) e almoçam no Restaurante Universitário do campus.

Para agendamentos ou informações adicionais sobre o programa, acesse http://www.lef.ifsc.usp.br/salaConhece/