8 de outubro de 2023

Unidade EMBRAPII – IFSC/USP recebe visita técnica

Eduardo Brito

A Unidade EMBRAPII do IFSC/USP, sediada no próprio Instituto de Física de São Carlos, recebeu, semana passada, a visita de Eduardo Brito, um dos técnicos da EMBRAPII, e cujo intuito foi avaliar a Unidade e onde onde foram apresentados os projetos já executados e os que se encontram em andamento.

Eduardo Brito salientou que o principal olhar dessa avaliação é voltado para um acompanhamento técnico. “Por vezes, as Unidades da EMBRAPII pensam que estas visitas são uma espécie de auditoria, o que não é verdade. A minha visita, aqui, tem apenas o objetivo de conhecer de perto os projetos que estão sendo desenvolvidos, entender o escopo das atividades, já que depois, durante o processo de prestação de contas, é necessário entender quais foram as necessidades, como, por exemplo, a compra de insumos, contratação de serviços de terceiros, enfim, tentar ficar por dentro do projeto com profundidade”, destaca o técnico.

No breve diálogo que manteve com a Assessoria de Comunicação do IFSC/USP, Eduardo Brito enfatizou que as Unidades  EMBRAPII devem sempre ver os técnicos que as visitam  como parceiros que tentam ajudar a resolver problemas que, entretanto tenham surgido, como, por exemplo, as relações com as empresas parceiras e questões operacionais, para que se possam sempre encontrar soluções em conjunto. “Sempre falo para que me relatem os problemas, porque não adianta falar que correu tudo muito bem, pois todos sabemos que não é assim. Então, vamos resolver juntos algum problema que tenha surgido e no que eu poder ajudar, estarei aqui. Temos que antecipar situações que possam complicar o andamento dos projetos”, finaliza o técnico da EMBRAPII.

Os resultados das pesquisas realizadas no IFSC/USP são aplicados em projetos que buscam o desenvolvimento tecnológico do País e o bem-estar da sociedade.

Exposição de um dos projetos

Em parceria com as mais diversas empresas, a Unidade EMBRAPII IFSC/USP incide sua ação no desenvolvimento de projetos em biofotônica e instrumentação, destacando-se:

*Tratamento e diagóstico em saúde humana;

*Controle microbiológico;

*Tratamento do câncer utilizando técnicas ópticas foto dinâmicas e sono dinâmicas;

*Óptica aplicada à agricultura e ao meio ambiente;

*Desenvolvimento instrumental e técnicas para reabilitação de doenças crônicas, como Parkinson, fibromialgia e artrite, entre outras.

Para saber mais sobre a Unidade EMBRAPP IFSC/USP, clique AQUI.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP