10 de julho de 2014

Atualidades em Ciência e Tecnologia para o Ensino Médio

capa_dayse-100Foi lançado em março último, no decurso do I Encontro UNESP Científica, o livro intitulado UNESP Científica – Atualidades em Ciência e Tecnologia para o Ensino Médio, uma publicação que é fruto de um projeto de extensão coordenado pela Profa. Dra. Dayse Iara dos Santos e financiado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Pró-Reitoria de Graduação da UNESP. Na circunstância, os docentes autores apresentaram seus trabalhos para uma audiência de cerca de setenta professores e alunos da rede pública de ensino médio de Bauru e cidades da região.

A proposta foi de elaboração conjunta de textos mais completos sobre temas que são desenvolvidos naquela universidade e em outros centros de pesquisa de todo o mundo, elaborados por docentes e alunos dos cursos de licenciatura da UNESP, a partir dayse2-300de visitas às escolas e de diálogos com professores e alunos do ensino médio da região de Bauru.

O objetivo do projeto é compartilhar os conhecimentos gerados na universidade (e em outros centros de pesquisa científica) com a sociedade, para estimular os jovens a seguir a carreira científica e de desenvolvimento tecnológico. Nesta primeira edição, os temas abordados foram, Nanotecnologia, Supercondutividade e Computação Clássica e Quântica, porém outros temas atuais serão igualmente desenvolvidos em nova edição do livro, já em preparação.

Na primeira foto aparecem todos os autores e coautores da publicação, docentes e discentes da Faculdade de Ciências da UNESP – Campus Bauru – que participaram da elaboração do livro (da esquerda para a direita): Carlos Alberto Zanutto Basseto Junior (licenciado em Física pela Faculdade de Ciências UNESP-Bauru), Paulo Michel Longo Tavares da Silva (licenciado em Física pela Faculdade de Ciências UNESP-Bauru), Ariadne Cristina Catto (licenciada em Física pela Faculdade de Ciências UNESP-Bauru), Profa. Dayse Iara dos Santos (docente do Departamento de Física da Faculdade de Ciências UNESP-Bauru), Carlos Henrique da Silva (licenciado em Física pela Faculdade de Ciências UNESP-Bauru), Prof. José Brás Barreto de Oliveira (docente do Departamento de Física da Faculdade de Ciências UNESP-Bauru), Tamires Michelle Gallo (licenciada em Física pela Faculdade de Ciências UNESP-Bauru) e Profa. Elisabete Andrello Rubo dayse1-300(docente do Departamento de Física da Faculdade de Ciências UNESP-Bauru).

Na segunda imagem, os docentes autores: Prof. José Brás Barreto de Oliveira (docente do Departamento de Física da Faculdade de Ciências UNESP Câmpus Bauru), Profa. Dayse Iara dos Santos (docente do Departamento de Física da Faculdade de Ciências UNESP Câmpus Bauru) e Profa. Elisabete Ap. Andrello Rubo (docente do Departamento de Física da Faculdade de Ciências UNESP Câmpus Bauru).

Refira-se que a Profª. Dayse Iara dos Santos prestigiou, representando a UNESP de Baurú, o lançamento do livro As linguagens do Conhecimento, da autoria do docente e pesquisador do IFSC-USP, Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, um evento que decorreu no passado mês de junho.