Notícias

9 de outubro de 2013

Uma visão contemporânea dos biomateriais: potencialidade e limitações

O Prof. Antonio Carlos Guastaldi, pesquisador do Grupo de Biomateriais do Instituto de Química da UNESP de Araraquara, foi o palestrante convidado de mais um seminário organizado pelo Grupo de Óptica do IFSC, realizado no dia 09 de outubro, onde apresentou o tema Uma visão contemporânea dos Biomateriais: potencialidade e limitações.

goEm sua palestra, Guastaldi abordou a área de biomateriais como uma ciência multi e interdisciplinar, que envolve o desenvolvimento de materiais biocompatíveis destinados a evitar ou reparar problemas nas áreas de saúde, empregando-se pesquisa básica, aplicação tecnológica e considerações éticas.

A utilização de materiais sintéticos para a substituição ou aumento dos tecidos biológicos, sempre foi uma grande preocupação nas áreas médicas e odontológicas e, para esse fim, são confeccionados diversos dispositivos a partir de metais, cerâmicas, polímeros, compósitos e mais recentemente materiais nanoestruturados.

Dentro das pesquisas do Grupo de Biomateriais além de ser possível o tratamento de superfícies com materiais bioativos (hidroxiapatita-parte inorgânica do osso), eles têm mostrado resultados histomorfométricos e biomecânicos (a curto e em longo prazo) superiores às superfícies não recobertas, por apresentaram propriedades físico-químicas e topográficas superiores e favoreceram o processo de ósseo-integração nos períodos mais curtos.

As principais vantagens desta técnica incluem a possibilidade de controle da físico-química, espessuras das camadas de apatitas (fosfatos de cálcio) depositadas e topografias das superfícies que favorecem a ósseo-integração em períodos de tempo mais curtos.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..