7 de março de 2014

Uma nova parceria de pesquisa

Na tarde da última quinta-feira, 6 de março, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) realizou o seminário “Organic solar cells and sensors: new materials, outdoor monitoring and optical improvement techniques”, que foi ministrado pelo pesquisador da Bangor University (Reino Unido), Jeffrey Paul Kettle.

No entanto, a passagem do pesquisador por São Carlos não se limitou apenas à participação no seminário mencionado: o intuito de Jeffrey é também firmar uma parceria entre a Bangor University e o Instituto.

Jeffrey_KettleJeffrey graduou-se em Engenharia Eletrônica pela Cardiff University em 2004, mas especializou-se na pesquisa para o desenvolvimento de dispositivos semicondutores. Desde então, passando por diversas instituições de pesquisa, ele, atualmente, realiza estudos em eletrônica orgânica, área na qual os docentes do Grupo de Polímeros do IFSC já estão inseridos há alguns anos.

Por esse motivo, Jeffrey e o docente e vice-diretor do IFSC, Osvaldo Novais de Oliveira Jr., durante os últimos dias, têm mantido conversas para concretizar uma parceria de pesquisa entre as duas universidades.

Jeffrey conta que, na Bangor University, tem trabalhado na produção de células solares e realizando testes de sua vida útil. “Um dos maiores problemas dessa tecnologia é que esses dispositivos apresentam uma curta vida útil e estamos trabalhando no desenvolvimento de novos conceitos para melhora em sua produção. No Reino Unido, somos um dos únicos a realizar pesquisas nessa área”, explica.

Em seu currículo, ele possui experiência em diversos centros de pesquisa trabalhando em áreas aplicadas da ciência. Defende, portanto, a interação empresa-universidade e afirma que a primeira colabora no desenvolvimento e aprimoramento de pesquisas.

Jeffrey conta que um dos motivos de ter vindo ao Brasil é estabelecer novas parcerias e, ao que tudo indica, o IFSC será esse novo colaborador. “Nós nos demos conta de que os estudos realizados no Brasil, particularmente em São Carlos, são extremamente fortes, e nós realmente queremos criar ligações com locais como o Instituto numa colaboração de longo prazo”, afirma o pesquisador.

De que maneira se dará essa colaboração, tanto Jeffrey como Osvaldo apostam no intercâmbio entre estudantes. “Um dos orientandos de Jeffrey já esteve no IFSC, há dois anos, através de nosso programa de estágio”, relembra Osvaldo. “Eu e Jeffrey, portanto, nos conhecemos desde então, mas só agora tivemos a oportunidade de ter um contato pessoal”.

Mesmo que a futura parceria entre IFSC e Bangor University ainda não tenha sido oficialmente firmada, o entusiasmo dos docentes indica que essa concretização deve acontecer em breve. A nova colaboração, sem dúvidas, abrirá novas portas para estudantes de ambas as universidades e trará o amadurecimento e aprimoramento das pesquisas em eletrônica orgânica.