11 de agosto de 2014

Uma Breve História do DNA: a Molécula da Vida

Em mais uma edição do programa Ciência às 19 Horas, que ocorrerá no dia 19 de agosto, pelas 19 horas, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), o palestrante convidado será o Prof. Dr. Oscar E. Piro, pesquisador da Universidade Nacional de La Plata – Argentina -, que apresentará o tema Uma Breve História do DNA: a Molécula da Vida.

Tendo como tópico inicial o fato de, recentemente, se ter comemorado o centenário do descobrimento do fenômeno de difração de Raios – X por cristais, realizado em 1912 por Walter Friedrich, Paul Knipping e Max von Laue, o palestrante fará a ponte para a instrumentação e interpretação desse fenômeno através do trabalho pioneiro de William Henry Bragg e de seu filho, William Lawrence Bragg, que iniciaram o desenvolvimento daqueles que hoje são os poderosos métodos de análise estrutural de moléculas. Tais métodos, por difração de Raios – X, mostraram-se cruciais para um segundo acontecimento que o palestrante abordará, que foi comemorado em 2012 – o cinquentenário do Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina, outorgado a Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins, por seus trabalhos divulgados em 1953 sobre a estrutura molecular do ácido desoxirribonucleico (DNA), a substância da hereditariedade, um achado fundamental para o entendimento do fenômeno natural mais extraordinário – a Vida.

Passados que são sessenta e um anos sobre a efetivação daqueles trabalhos, Piro fará, nessa palestra, uma descrição sucinta dos eventos que desembocaram em um dos descobrimentos científicos mais importantes do Século XX.