24 de abril de 2012

Um novo espaço físico para pesquisa sustentável

Engenheiros, físicos, biólogos, matemáticos, agrônomos, entre outros. São diversos pesquisadores, de diferentes áreas, unidos para desenvolver pesquisas com um principal objetivo: geração de energia a partir da biomassa.

Esse é o principal foco do Polo Temático em Energias Renováveis e Ambiente, o Polo TErRA, que teve sua Unidade inaugurada em 18 de abril, no campus I da USP/São Carlos.

Contando com a presença de diretores e alunos de algumas Unidades do próprio campus e de outros campi da USP, os diretores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Antonio Carlos Hernandes, e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), Geraldo Roberto Martins da Costa, apresentaram a sede àqueles que compareceram à inauguração, incluindo o pró-reitor de pesquisa da USP, Marco Antonio Zago.

O Polo TErRA, inserido no âmbito do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Bioenergia e Sustentabilidade (NAPBS), lançado em junho do ano passado, para alcançar seu principal objetivo irá congregar pesquisadores dos diversos campi USP. De acordo com o próprio Zago, essa interação já ocorre há algum tempo e a nova sede, inaugurada em São Carlos, servirá de aparato físico para unir os pesquisadores. “A inauguração desse Polo tem um importante significado, pois ele é um laboratório para pesquisa associada, e faz parte de uma cadeia de conhecimento, que vai desde ciência básica até processos de aplicação. O laboratório está acolhendo uma colaboração que já existe entre os pesquisadores”, afirma o pró-reitor.

Polo_TerraEssa é a primeira sede do Polo inaugurada em São Carlos. No campus II, uma área de 2.900 m² foi cedida para construção de um segundo laboratório do Polo TErRA, com um orçamento previsto de R$4,6 milhões. Mas, mesmo sem a sede principal ainda não concluída, a inauguração da sede no campus I assume importância expressiva e, paralelamente, simbólica. “Com essa inauguração, poderemos pensar na presença de pessoas de empresas na área de energia. Esse é o primeiro passo de outro maior, que é a construção do laboratório no campus II, em decorrência de todas essas pesquisas, trazendo a possibilidade de integração com a sociedade, através da transferência da inovação tecnológica que será gerada”, explica Hernandes.

Além de pesquisadores da USP, estudiosos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também já estão envolvidos nas pesquisas. Mas, a coordenação do Polo TErRA, atualmente, é assumida por dois docentes da USP: Igor Polikarpov, do IFSC/USP, e Paulo Seleghim Jr, da EESC/USP.

Polo_Terra-1Sobre o foco sustentável do Polo, Zago destaca: “O Polo é importante, pois cria tecnologias novas, que permitem à sociedade utilizar melhor seus recursos renováveis. Hoje, fala-se muito em sustentabilidade, mas para isso é necessário desenvolver tecnologias capazes de produzir essa sustentabilidade, e é isso que o Polo irá fazer”, finaliza o pró-reitor.