27 de abril de 2012

O primeiro homem da maçã

Estudioso das diversas vertentes da área de exatas (química, física, mecânica e matemática), o londrino Isaac Newton teve vida longa.

Nascido em 1642, no Reino Unido, viveu 84 anos numa trajetória multidisciplinar.

Além de importantes descobertas físicas, Newton foi um dos principais precursores do Iluminismo, movimento cultural do século XVIII, na Europa, e sempre esteve envolvido nos estudos relacionados à teologia e alquimia.

Formado pelo Trinity College de Cambridge, em 1665, embora tenha se destacado nas ciências exatas, sempre se envolveu em questões filosóficas, religiosas e teológicas, o que resultou na obra mundialmente conhecida, Principia, que trouxe uma revolução sobre a mecânica celeste.

Apesar da inquietação intelectual, Isaac Newton era descrito por seus conhecidos como um homem de temperamento tranquilo e uma pessoa bastante modesta.

Isaac Newton, a gravidade e outras coisas mais

Embora não tenha sido rei ou imperador, e tenha morrido há quase 300 anos, Isaac Newton ocupa, até hoje, papel protagonista no mundo das ciências. Ele é conhecido no mundo todo e sua notoriedade vem, principalmente, de uma das mais importantes descobertas da física: a lei da gravidade.

Isaac-5De maneira lúdica, conta-se que Newton, um belo dia, sentado embaixo de uma macieira, sentiu uma maçã caindo em sua cabeça. Qualquer pessoa “normal” teria, primeiramente, se queixado do incidente. Newton, não. Foi quando ele se fez a seguinte pergunta: “O que fez a maçã cair?”.

A resposta a essa pergunta resultou em nada mais, nada menos, do que na lei da gravidade.

Outro destaque de Newton foi o teorema do Binômio, que ficou conhecido como Binômio de Newton, muito importante – e complementar – para a realização de cálculos de produtos notáveis (quem não se lembra da famosa fórmula (a + b)² = a² + 2ab + b²?).

É possível, também, que muitos se lembrem das três leis de Newton, publicadas pelo cientista em 1687. A terceira delas, a lei da Ação e Reação pode ser considerada a mais famosa e “reza” que “a toda ação, há sempre uma reação oposta, ou, as ações mútuas de dois corpos, um sobre o outro, são sempre iguais e dirigidas a partes opostas”.

Isaac-_WikipediaDe acordo com biografias do físico, seus dois anos de ouro foram durante a peste bubônica europeia, entre 1665 e 1666, quando o cientista fez as incríveis descobertas da mecânica e da própria gravitação universal, óptica e matemática.

Apesar da genialidade suprema, uma curiosidade sobre Newton: no primeiro grau, foi um péssimo aluno! Mas, o criador da lei da gravitação, da decomposição da luz no espectro solar, entre outras importantes descobertas que permeiam durante os séculos, ofuscam o mau desempenho do físico durante os primeiros anos escolares. E, certamente, servem de inspiração e consolo a muitos estudantes.