27 de agosto de 2012

Balanço de um curso noturno e gratuito que forma professores

Chegou ao fim a VII SELIC – Semana da Licenciatura em Ciências Exatas, um evento que decorreu entre os dias 20 e 24 de agosto, no Instituto de Física de São Carlos, e que esteve subordinado ao tema O Futuro da Profissão Docente numa Sociedade em Transformação.

Organizado por uma comissão formada por alunos do Curso de Licenciatura do IFSC, com a coordenação da Profa. Dra. Cibelle Celestino Silva, este evento apresentou palestras, mini-cursos e oficinas, com destaque para a programação do último dia (24), onde a Profa. Dra. Salete Linhares Queiroz apresentou uma interessante palestra em foi mostrada a evolução do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, desde sua origem, em 1992, até ao presente momento.salete

O Curso de Licenciatura em Ciências Exatas decorre no período noturno – portanto, pós-laboral -, é gratuito, e visa formar professores na área de ciências exatas (matemática, física e química) para os ensinos fundamental e médio, sendo que os alunos podem se candidatar a bolsas de estudo.

Com um apelo forte à participação de interessados residentes na cidade de São Carlos e região, por forma a que, no futuro, desenvolvam sua atividade profissional nesses mesmos lugares, um dos dados apresentados na palestra da Profa. Dra. Salete Queiroz mostrou o resultado de um questionário que foi feito aos 297 egressos que concluíram este curso, sendo que responderam 138. Deste número, chegou-se à conclusão que 73 são professores em São Carlos, enquanto que 59 desenvolvem sua atividade no Estado de São Paulo, 5 em outros estados do país, e 1 no exterior: por outro lado, 47 deles já concluíram uma pós-graduação e 41 estão prestes a concluir, o que motiva os responsáveis pelo curso a continuar em frente, cada vez com mais entusiasmo.

Como já referimos acima, este curso dá acesso a uma atuação direta nos Ensinos Fundamental e Médio, cursinhos, bem como no desenvolvimento de trabalhos em grupos de pesquisa na área de ciências.