8 de maio de 2014

Ultrafast relaxation in photo-ionized water

No âmbito do programa Journal Club, decorreu no dia 08 de maio, pelas 10h45, na Sala F-210 (IFSC-USP), a palestra Ultrafast relaxation in photo-ionized water, apresentada pelo docente Luiz Nunes de Oliveira, do próprio IFSC.

Em sua apresentação, o docente teve como base o artigo “Correlated Dynamics of the Motion of Proton-Hole Wave Packets in a Photoionized Water Cluster”, de Z. Li, M. EA. Madjet, O. Vendrell e R. Santra.

Em sua apresentação, Nunes explorou a dinâmica correlata de um buraco de elétron luizn3-300e um próton após ionização de um cluster de água pró-tonada por uma extrema luz ultravioleta – um mecanismo de decaimento ultrarrápido que é encontrado assim que os protões-furos são acionados por uma repulsão eletrostática, envolvendo um forte acoplamento entre os graus nucleares e eletrônicos de liberdade – e ainda descreveu o sistema por uma abordagem quântica dinâmica.

O professor mostrou, ainda, que os efeitos não adiabáticos são elementos-chave do mecanismo pelo qual o elétron e o próton se repelem e se tornam localizados em lados opostos de um cluster, tendo sublinhado que, com base na generalidade do mecanismo de deterioração, efeitos semelhantes podem ser esperados para outros sistemas ionizados com ligações de hidrogênio.

Luiz Nunes de Oliveira possui graduação e mestrado em Física pela Universidade de São Paulo, doutorado pela Cornell University e pós-doutorado pela University of California System e Ohio State University. Atualmente, Nunes é professor titular da USP e membro do corpo editorial da Brazilian Journal of Physics.