12 de agosto de 2014

Ultra-cold atomic systems: polar molecules and quantum correlations

Através do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), ocorreu piano1-300no dia 12 de agosto, pelas 13h, na sala de seminários do Grupo, o seminário Ultra-cold atomic systems: polar molecules and quantum correlations, apresentado pela Dra. Samanta Piano, do grupo de pesquisa do Prof. Peter Krüger, da University of Nottingham, Reino Unido.

Na primeira parte de sua palestra, ela apresentou seu experimento para a realização de misturas de moléculas frias. O campo de investigação de moléculas ultrafrias tem crescido na última década, trazendo diversos pesquisadores para investigarem as propriedades únicas destes sistemas fascinantes. O objetivo de Samanta é realizar misturas de lítio de césio, que é especialmente interessante no que diz respeito ao estudo de impurezas fixas e móveis, medidas de transporte e fases exóticas em redes ópticas. Assim, ela apresentou diversos detalhes de suas pesquisas ópticas, tendo promovido a discussão sobre o seu experimento.

Por fim, na segunda parte de seu seminário, Samanta mostrou seus resultados teóricos sobre emaranhamento tripartite em Bose-Einstein. Além disso, a pesquisadora dissertou sobre o que pode ser relevado por uma robusta violação da desigualdade de Svetlichny ao efetuar medições de paridade deslocadas.

Com campi no Reino Unido, Malásia e China, a University of Nottingham oferece cursos nas áreas de Artes, Engenharia, Medicina e Ciências da Saúde, Ciência da Faculdade de Ciências, Biociências e Ciências Sociais.