16 de novembro de 2011

Última palestra do ano aborda potencial transformador da ciência

No próximo dia 22 de novembro, o tradicional ciclo de palestras “Ciência às 19 horas”, promovido mensalmente pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), encerra seu ano letivo apresentando a última palestra deste ano de 2011.

O “Ciência às 19 horas” é um ciclo de divulgação científica que há mais de seis anos trabalha em palestras destinadas à difusão de conhecimento para a população em geral. Por esta razão, a última palestra do ano pode ser considerada uma discussão sobre o próprio objetivo que incentiva o trabalho dos organizadores, e também um balanço geral do trabalho feito ao longo deste ano.

A edição da próxima terça-feira, 22, a ser apresentada pelo renomado médico e cientista Miguel Nicolelis, tratará do tema “A ciência como agente de transformação social”, apontando o potencial da ciência básica e aplicada de contribuir com o desenvolvimento de regiões menos favorecidas. Mais especificamente, Nicolelis discorrerá sobre uma iniciativa que, desde 2003, coordena institutos de pesquisa independentes em áreas estratégicas do Brasil para desenvolver, além de pesquisa de nível mundial, ações educacionais e sociais. A Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP) atualmente integra, na região Nordeste, dois centros de pesquisas em neurociências, um centro de saúde voltado a cuidados materno-infantis e um centro de educação científica com três unidades.

A palestra de Nicolelis será realizada às 19 horas do dia 22 de novembro (terça-feira), no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas do IFSC-USP. O “Ciência às 19 horas” é gratuito e não necessita de inscrição prévia. Toda a comunidade está convidada.

w6nPrDaEdIvAsQj6z1b3vDi8eIgBoJx3o4tIu8p4p6tLfCf5aIkOsIv5lBgJ