17 de janeiro de 2011

Treinamento de equipe para Olimpíadas Internacionais começa no IFSC em março

Por mais um ano, o Instituto de Física de São Carlo treinará a equipe que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Física –IphO (International Physics Olympiad). No ano de 2011, a Olimpíada, que é anual e já chega à sua 42° edição, será realizada na Tailândia, na Chulalongkorn University, em julho.

Como já de praxe, o IFSC recebe os alunos em março, sob a coordenação do Professor Euyclydes Marega Júnior. Durante a semana em que permanecem no Instituto, os estudantes realizam provas e participam de atividades e discussões sobre possíveis temas a serem abordados na competição, além de experimentos envolvendo áreas da física como mecânica e óptica, sistemática que parece ser bastante eficaz, visto as evoluções que o país tem conseguido alcançar ano a ano.

No último ano, na Croácia, a equipe brasileira conseguiu um feito inédito: todos os cinco integrantes da equipe foram agraciados com medalha na competição. Agora, a equipe almeja a inédita medalha de ouro, um recorde que todos pretendem bater em breve.

Para tanto, o treinamento no Instituto de Física de São Carlos é intenso, emprestando uma importância grande para a física experimental. Essa é uma prova muito desafiadora para as equipes brasileiras na IPho, já que este tipo de ensino não existe no sistema de ensino médio brasileiro.

Devido à grande dedicação dos alunos, professores e instituições envolvidas, o Brasil tem superado as dificuldades e evoluído a cada competição. O Brasil é, atualmente o país da América Latina com o maior número de medalhas na IPhO e na Olimpíada Íbero-Americana de Física (OIbF), sendo que se consagra campeão por três anos seguidos na última. Essas iniciativas de incentivo às Olimpíadas motivam os alunos e abrem portas para grandes oportunidades na vida dos estudantes que se envolvem. A Sociedade Brasileira de Física e o Instituto de Física de São Carlos procuram descobrir novos talentos, jovens promissores nas ciências exatas e encaminhá-los para a carreira científica. De fato, muitos dos alunos que participaram de edições anteriores de eventos deste tipo já seguem a carreira. Dentro de alguns anos, será possível avaliar os resultados dos esforços mais recentes, que com certeza renderão frutos a curto e a longo prazo.

Data: 17 de janeiro