29 de julho de 2021

Procedimento Fotossônico para fibromialgia apresenta efeito prolongado em estudo até 300 dias após tratamento

Num recente artigo científico publicado no Journal of Novel Physiotherapies, pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) deram a conhecer um efeito prolongado no tratamento fotossônico de Fibromialgia nas palmas das mãos.

Entre 2019 e 2020, o grupo de pesquisadores acompanhou ao longo de 120 dias, um grupo de 40 pacientes fibromiálgicos que foram submetidos a 10 sessões de tratamento fotossônico, tendo se verificado que todos eles relataram a ausência das dores localizadas e generalizadas, e uma melhora muito significativa no desenvolvimento de suas atividades diárias, tendo proporcionado um aumento na qualidade de vida. Já entre 2020 e 2021, os pesquisadores repetiram as observações pelo tempo de 300 dias em um grupo constituído por 11 pacientes fibromiálgicos, tendo verificado o mesmo resultado apurado anteriormente.

Dr. Antonio de Aquino Junior

O tratamento fotossônico, que possibilita a ação combinada de recursos fisioterapêuticos, tem como base a normalização do limiar de dor junto ao sistema nervoso central, permitindo que os sintomas relativos à fibromialgia sejam revertidos, permitindo melhor qualidade do sono, diminuição da fadiga crônica, diminuição da dores generalizadas, permitindo ao paciente o retorno de sua qualidade de vida e das atividades profissionais. Ainda, sintomas como histórico de dores de cabeça, dismenorreia, distúrbios intestinais, entre outros, podem ser atenuados e até mesmo eliminados do dia-a-dia do paciente.

Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato

Na opinião do pesquisador do IFSC/USP e o autor principal do artigo científico, Dr. Antonio de Aquino Junior “atendendo a que a fibromialgia é considerada o segundo distúrbio reumático mais comum, com prevalência entre 2% a 8% da população, dependendo dos critérios diagnósticos utilizados, este estudo comprova a eficácia observada a longo prazo, mostrando a eficiência do tratamento fotossônico que, em todo o caso, deverá ser aplicado com alguma periodicidade no sentido de os pacientes obterem um bom estado fisiológico. Infelizmente não temos a cura, mas conseguimos desenvolver uma técnica que permite uma melhor qualidade de vida ao paciente”. Esse estudo, em parceria com a MultFISIO Brasil, clínica de fisioterapia de São Carlos e que está em diversas cidades do país, possibilitou o aperfeiçoamento da técnica, que agora está ainda mais eficiente em seus resultados.

Já para o Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, diretor do IFSC/USP e responsável pela pesquisa, “a técnica demonstra ser robusta o suficiente para ter uma abrangência de longo prazo, mostrando que não se trata de um alívio apenas temporário. Isso mostra que a técnica ajuda no processo de homeostase do organismo. Este é foco das nossas pesquisas e, sem dúvida, continuaremos a contribuir para a melhora da qualidade de vida das pessoas, aumentando ainda mais nossas atividades com parceiros clínicos como a MultFISIO Brasil”.

Steicy Beatriz Alves Setúbal, de 21 anos, que atualmente secretaria a filial da Clínica MultFisio Brasil em Cuiabá (MT), em parceria com o IFSC/USP, relata sua experiência no combate à fibromialgia e quais foram os resultados do tratamento fotossônico.

Clique na imagem ao lado para assistir à entrevista.

Este artigo científico publicado no Journal of Novel Physiotherapies (VEJA AQUI) foi assinado pelos pesquisadores Antonio Eduardo de Aquino Junior, Fernanda Mansano Carbinatto, Ana Carolina Fernandes, todos do IFSC/USP-Clínica MultFISIO Brasil, Daniel Marques Franco (Clínica MultFISIO Brasil), Andréia Aparecida Biffi de Lara (IFSC/USP), e Vanderlei Salvador Bagnato (IFSC/USP – Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, Universidade Federal de São Carlos – Hagler Institute for Advanced Study, Texas A&M University, Texas, United States of America).

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP