20 de agosto de 2013

Transistores orgânicos emissores de luz com cor regulável

Transistores orgânicos emissores de luz com cor regulável: este foi o título de maisIMG_1227 um seminário organizado pelo Grupo de Polímeros do IFSC, que decorreu na Sala Celeste (IFSC), no dia 20 de agosto, tendo como palestrante convidado o Prof. Heinz von Seggern, pesquisador e docente da Technische Universität Darmstadt, Alemanha, um dos mais notáveis cientistas da sua área de conhecimento e professor visitante do Grupo de Polímeros do Instituto.

Apresentado pelo docente do IFSC, Prof. Dr. Roberto Mendonça Faria, Heinz von Seggern começou por IMG_1225recordar aos presentes que a propriedade única dos transistores orgânicos bipolares emissores de luz, com efeito de campo (OLET’s na sigla em inglês), é a capacidade de posicionar a zona de emissão de luz dentro do canal, através do transistor com a aplicação de obliquidade.

Em sua palestra, Heinz von Seggern discutiu os conceitos básicos do OLET ambipolar, tendo mostrado dois exemplos de conversão de cores, onde ambas as abordagens tiram vantagens da capacidade de um deslocamento controlado da zona de recombinação, através da polarização do transistor de semicondutores orgânicos.