28 de novembro de 2012

Transistores de Efeitos de Campo para Eletrônica Orgânica

Realizou-se no período da tarde do dia 27 de novembro, no IFSC, um Seminário Especial do Grupo de Polímeros conduzido pelo aluno de pós-graduação, Dr. Alexandre Maciel, subordinado ao tema Transistores de Efeitos de Campo para Eletrônica Orgânica.

IMG_8057Sabendo-se que a eletrônica digital desempenha um papel essencial no desenvolvimento e manutenção dos padrões de vida em todo o mundo e que a peça fundamental para a criação desta era tecnológica é, sem dúvida alguma, o transistor, com o aparecimento de novos materiais a busca por transistores que oferecem novas oportunidades de processamento e aplicação abriu portas para a criação de uma nova área – a eletrônica orgânica.

Na sua apresentação, o palestrante deste seminário discorreu sobre um estudo experimental e teórico de transistores de efeito de campo a base de filmes finos orgânicos, tendo sido caracterizados transistores usando um derivado de pentaceno como camada ativa em um dispositivo feito sobre Si-SiO2.

Alexandre Maciel mostrou que a inclusão do semicondutor orgânico em uma matriz polimérica isolante ajuda a manter a estabilidade termo mecânica do dispositivo.

Também foram construídos e caracterizados transistores usando RR-P3HT como semicondutor e PMMA como isolantes.

Finalmente, o palestrante apresentou um modelo de corrente de canal baseado na resolução 2D numérica da equação de Poisson, usando as idéias de Vissenberg – Matters para a concentração de cargas em função do potencial local.