2 de maio de 2011

Trabalhos de Turbulência Quântica são destaque de capa de duas revistas internacionais

Já há algum tempo, uma equipe de pesquisadores do IFSC vem trabalhando em experimentos em amostras atômicas superfluidas, mais especificamente, na formação de vórtices quantizados e sua distribuição espacial.

Estes filamentos de rodamoinho quântico podem se enovelar no espaço, produzindo aquilo que  o pesquisador americano R. Fyenmann previu na década 50, e que denominou de turbulência quântica.  Estas configurações foram recentemente detectadas nos experimentos de São Carlos, tendo recebido destaque nas principais revistas internacionais.

O Grupo de Óptica do IFSC continua trabalhando no tema e tem sido convidado para proferir palestras nos principais encontros de física do mundo.

Um destes artigos, produzidos recentemente, e que lida com os aspectos de produção de vórtices e turbulência em sistemas de tamanho finito, foi publicado na revista Laser Physics Lett., e recebeu o destaque de ser a capa da Revista.

Também o artigo publicado pela revista J. Phys: Conf. Series  escolheu a contribuição do grupo brasileiro como destaque da capa.

Trabalhos publicados com destaque, em capas de revistas internacionais, colocam a ciência do país em evidência e, mais ainda, colocam nosso Instituto em destaque no meio cientifico internacional.

Confira as noticias originais:

LASER PHYSICS

J. PHYS