18 de junho de 2013

Pesquisas com animais de laboratório e biossegurança em biotérios

O Grupo de Óptica do IFSC realizou, no dia 18 de junho, duas apresentações conduzidas pelo pesquisador e consultor científico da empresa Alesco Ind. e Com., Thiago Vignoli, inteiramente dedicadas a trabalhos de pesquisa realizados com animais e, ainda, diversos conceitos relacionados com biossegurança em biotérios.

Na área relacionada aos trabalhos de pesquisa com animais, Vignoli abordou a anestesia em animais de laboratório, fatores de influência na anestesia, farmacologia e anestesiologia, etapas dos procedimentos pré, trans e pós-cirúrgico, principais protocolos anestésicos, antiinflamatórios e antibióticos no pós-cirúrgico, avaliação de dor.thiago300

Outro tema apresentado pelo palestrante referiu-se à biossegurança em biotérios e novas tecnologias empregadas, com as definições, necessidades básicas de um biotério, riscos biológicos e fatores de interferência macro/microambiental, principais sistemas de barreiras, EPC e suas funções.

Thiago Vignoli é médico veterinário com Mestrado pela UFRJ (2005) e Doutor em Ciências pelo Departamento de Neurologia/Neurocirurgia da UNIFESP (2010).

Atua na área de pesquisa e educação, com destaque para o desenvolvimento de pesquisas clínicas e experimentais, monitoria em práticas laboratoriais, bem como na preparação e elaboração de aulas para os cursos de graduação e pós-graduação.

Tem experiência na área de Farmacologia e Fisiologia, com ênfase em neurofisiologia, atuando como pesquisador e colaborador nas seguintes linhas de pesquisa: neurobiologia das epilepsias, receptores purinérgicos, crises audiogênicas em camundongos transgênicos e imunologia.