23 de outubro de 2014

The schistosome esophagus gets more complicated

Ocorreu no dia 23 de outubro, pelas 16h, na área II do Campus USP de São Carlos, mais um seminário Alan_Wilson-200promovido pelo Grupo de Biofísica do IFSC-USP, desta vez com a participação do Prof. Alan Wilson, da University of York, Heslington, Reino Unido, que ministrou a palestra The schistosome esophagus gets more complicated.

O esquistossomo alimenta-se de sangue humano, o que significa que interferir diretamente nesta área pode resultar em tratamentos contra a doença. Além disso, as proteínas produzidas neste tecido, em princípio, estariam expostas ao sistema imune humano, o que poderia torná-las bons alvos às vacinas. Neste sentido, o Prof. Alan descreveu seus estudos sobre os componentes moleculares do esôfago do parasita humano Schistosoma mansoni.

O Prof. Alan Wilson obteve seu bacharelado em zoologia, pelo Imperial College, London University (UK), tendo se formado em bioquímica e obtido seu doutorado, também pela London University. Desde 1965, ele ministra aulas no Department of Biology, da University of York, onde é professor emérito desde 2009.