3 de junho de 2014

The collagenase and elastase activity of Cathepesin K

Inserido na programação do Grupo de Cristalografia, do Instituto de Física de São Carlos, aconteceu no dia 03 de junho, cerca das 16 horas, na Sala de Seminários do Grupo DIETER_BROMME(Área II do Campus USP – São Carlos), o seminário The collagenase and elastase activity of Cathepesin K, ministrado pelo Dr. Dieter Brömme, pesquisador do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, da University of British Columbia (UBC), Canadá.

A Catepsina K, uma cisteína protease da família papaína que atua nos osteoclastos, fibroblastos e macrófagos, possui um sistema de colagenase e elastase potente e, por isso, desempenha um papel importante na remodelação dos ossos. No entanto, pouco se sabe sobre o mecanismo de degradação das proteínas da matriz extracelular da Catepsina.

Nessa palestra, Dr. Brömme discutiu as recentes descobertas envolvendo o aminoácido, explicou o mecanismo de colágeno e elastina no processo de degradação, e como esse conhecimento pode ser traduzido para a exploração de novos mecanismos inibidores.

A University of British Columbia, classificada entre as 40 melhores universidades do mundo, visa à inovação, sendo que sua perspectiva empreendedora incentiva os alunos, funcionários e professores a desafiar convenções, descobertas e explorações de novas formas de aprendizagem.