4 de outubro de 2013

Tese de doutorado do IFSC recebe menção honrosa

Em setembro deste ano, o ex-aluno de doutorado do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), William Couto Corrêa de Lima, recebeu uma menção honrosa no prêmio Professor José Leite Lopesde Melhor Tese, promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), por sua tese defendida no IFSC, intitulada “Do mecanismo de despertar do vácuo (ou de como fazer o vácuo pesado)”, orientada pelo docente Daniel A. Turolla Vanzella.

SBF-logoEm 2002, Daniel, então como recém doutor, ganhou o premio de Melhor Tese por sua tese “Férmions em referenciais acelerados: desintegração de prótons e outras aplicações”, orientada pelo docente do Instituto de Física Teórica da Unesp, George Emanuel Avraam Matsas.

A última premiação recebida por um aluno do IFSC havia sido há 16 anos, na primeira edição do premio, quando o atual docente do IFSC, Luis Gustavo Marcassa, na época recém doutor, orientado por Vanderlei Salvador Bagnato, recebeu uma menção honrosa por sua tese “Fotoionização associativa: um protótipo para o estudo de colisões com átomos de sódio ultrafrios”.

Na premiação deste ano, concorreram 16 trabalhos das áreas de Física Teórica e Física Experimental, cujas teses foram defendidas durante os anos de 2011 e 2012.

Para conhecer os outros ganhadores deste ano do prêmio Professor José Leite Lopes, acesse o site da SBF.

Para acessar a tese “Do mecanismo de despertar do vácuo (ou de como fazer o vácuo pesado)”, clique aqui.