25 de abril de 2013

Termodinâmica dos condensados de Bose-Einstein usando variáveis globais

Em mais uma edição do programa Café com Física, IMG_0415Aum evento realizado no período da tarde do dia 24 de Abril, na Sala F-210 do IFSC, o palestrante convidado foi o Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, docente e pesquisador de nosso Instituto e, simultaneamente, Coordenador da Agência USP de Inovação, que dissertou sobre o tema subordinado ao título Termodinâmica dos condensados de Bose-Einstein usando variáveis globais.

Em sua palestra, o Prof. Bagnato discutiu com os participantes uma proposta para uso de variáveis globais, por forma a caracterizar o comportamento e medida da termodinâmica dos condensados.

Em sua apresentação, o palestrante lançou, ainda, uma discussão sobre aplicações de condensados turbulentos.