12 de setembro de 2013

Terceiro candidato apresenta suas propostas

Na tarde da última terça-feira, 10, dando continuidade à rodada de apresentações dos candidatos a reitor da Universidade de São Paulo, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) recebeu o professor titular e diretor da Escola Politécnica (EP/USP), José Roberto Cardoso.

Numa apresentação que durou cerca de 40 minutos, o docente, logo no começo, fez um breve recorte de sua carreira profissional e declarou já ter passado por todas as etapas da carreira acadêmica, ter participado de todos os conselhos permanentes da USP e ter adquirido um bom entendimento sobre administração graças ao seu atual cargo de diretor da Poli.

Jos_Roberto_CardosoCardoso também falou de alguns números importantes relacionados à USP: afirmou que mais de R$200 milhões já foram aplicados em pesquisa, mas que nem um décimo dessa quantia foi investido em ensino, argumento sobre o qual assentou sua primeira proposta. “Precisamos olhar um pouco mais para as atividades de ensino na graduação e pós-graduação da USP”, afirmou.

Ainda inseridas nesse tópico, o reitorável falou sobre medidas que podem melhorar o quadro de ensino da USP, e defendeu o ensino on-line para suprir essa lacuna, dizendo que a universidade precisa de uma proposta que leve em consideração a aplicação de toda tecnologia produzida em suas dependências voltada ao ensino, e que os modelos de T.I. precisam ser aplicados com esse fim.

Já no que diz respeito à parte administrativa, Cardoso falou sobre o tripé “talentos, recursos financeiros e agilidade administrativa”, destacando o último item como um dos mais importantes. “Os processos administrativos da USP precisam ser mapeados. Há como racionalizá-los e melhorar sua eficácia”. Cardoso também demonstrou preocupação com o orçamento da USP e afirmou que este precisa ser urgentemente revisto.

Outro ponto abordado pelo docente foi a falta de mobilidade entre os cursos da USP, e frisou que é preciso- e necessário- que os alunos tenham uma chance maior de mobilidade entre os cursos “para que tenham uma chance efetiva de perseguir seus anseios”. Inserido nesse contexto, Cardoso citou a expressiva evasão de alunos dos cursos de graduação da USP.

Ainda sobre os cursos de graduação, o docente falou do grande número de novos cursos de graduação que estão sendo lançados pela USP e recomendou cautela e mais reflexões sobre a inserção de novas carreiras, principalmente sob a óptica da empregabilidade.

Para finalizar sua apresentação, o atual diretor da Poli tocou no ponto da inovação tecnológica e afirmou que “é preciso que formemos alunos criativos e inovadores”. Destacou que poucos são os estudantes uspianos que se destacam nesse quesito e que, para que esse quadro seja revertido, é preciso que se utilize mais e melhor os projetos de cultura e extensão da USP.

Breve currículo

Graduado em Engenharia de Eletricidade/ Mod. Eletrotécnica pela Escola Politécnica da USP em 1974, atualmente é professor titular da EP/USP, coordenador do Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LMAG) e diretor do Poli. Foi fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo (SBMAG), presidente do Conselho de Pós-Graduação da EP/USP e membro da comissão de avaliação dos cursos de pós-graduação da Engenharias IV da CAPES.

Próxima apresentação

17 de setembro, às 14 horas, anfiteatro “Prof. Sérgio Mascarenhas”: Marco Antonio Zago (professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP) e atual pró-reitor de pesquisa da USP). Para acessar seu currículo Lattes, clique aqui.