Notícias

12 de setembro de 2013

Terceiro candidato apresenta suas propostas

Na tarde da última terça-feira, 10, dando continuidade à rodada de apresentações dos candidatos a reitor da Universidade de São Paulo, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) recebeu o professor titular e diretor da Escola Politécnica (EP/USP), José Roberto Cardoso.

Numa apresentação que durou cerca de 40 minutos, o docente, logo no começo, fez um breve recorte de sua carreira profissional e declarou já ter passado por todas as etapas da carreira acadêmica, ter participado de todos os conselhos permanentes da USP e ter adquirido um bom entendimento sobre administração graças ao seu atual cargo de diretor da Poli.

Jos_Roberto_CardosoCardoso também falou de alguns números importantes relacionados à USP: afirmou que mais de R$200 milhões já foram aplicados em pesquisa, mas que nem um décimo dessa quantia foi investido em ensino, argumento sobre o qual assentou sua primeira proposta. “Precisamos olhar um pouco mais para as atividades de ensino na graduação e pós-graduação da USP”, afirmou.

Ainda inseridas nesse tópico, o reitorável falou sobre medidas que podem melhorar o quadro de ensino da USP, e defendeu o ensino on-line para suprir essa lacuna, dizendo que a universidade precisa de uma proposta que leve em consideração a aplicação de toda tecnologia produzida em suas dependências voltada ao ensino, e que os modelos de T.I. precisam ser aplicados com esse fim.

Já no que diz respeito à parte administrativa, Cardoso falou sobre o tripé “talentos, recursos financeiros e agilidade administrativa”, destacando o último item como um dos mais importantes. “Os processos administrativos da USP precisam ser mapeados. Há como racionalizá-los e melhorar sua eficácia”. Cardoso também demonstrou preocupação com o orçamento da USP e afirmou que este precisa ser urgentemente revisto.

Outro ponto abordado pelo docente foi a falta de mobilidade entre os cursos da USP, e frisou que é preciso- e necessário- que os alunos tenham uma chance maior de mobilidade entre os cursos “para que tenham uma chance efetiva de perseguir seus anseios”. Inserido nesse contexto, Cardoso citou a expressiva evasão de alunos dos cursos de graduação da USP.

Ainda sobre os cursos de graduação, o docente falou do grande número de novos cursos de graduação que estão sendo lançados pela USP e recomendou cautela e mais reflexões sobre a inserção de novas carreiras, principalmente sob a óptica da empregabilidade.

Para finalizar sua apresentação, o atual diretor da Poli tocou no ponto da inovação tecnológica e afirmou que “é preciso que formemos alunos criativos e inovadores”. Destacou que poucos são os estudantes uspianos que se destacam nesse quesito e que, para que esse quadro seja revertido, é preciso que se utilize mais e melhor os projetos de cultura e extensão da USP.

Breve currículo

Graduado em Engenharia de Eletricidade/ Mod. Eletrotécnica pela Escola Politécnica da USP em 1974, atualmente é professor titular da EP/USP, coordenador do Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LMAG) e diretor do Poli. Foi fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo (SBMAG), presidente do Conselho de Pós-Graduação da EP/USP e membro da comissão de avaliação dos cursos de pós-graduação da Engenharias IV da CAPES.

Próxima apresentação

17 de setembro, às 14 horas, anfiteatro “Prof. Sérgio Mascarenhas”: Marco Antonio Zago (professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP) e atual pró-reitor de pesquisa da USP). Para acessar seu currículo Lattes, clique aqui.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..