2 de outubro de 2013

3ª Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos

Teve início, no último dia 30 de setembro, a 3ª edição da Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos (SIFSC), um evento que se prolongará até dia 04 de outubro e que congregará os alunos de nosso Instituto em redor de inúmeras atividades.

3_SIFSCNa abertura do evento, com o Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC) praticamente lotado, um dos membros da comissão organizadora da Semana fez um pequeno pronunciamento afirmando que o evento é voltado a alunos de graduação e pós-graduação e também a docentes. Depois dele, foi a vez do docente e diretor do IFSC, Antonio Carlos Hernandes, fazer a abertura oficial do evento.

Durante seu breve discurso, Hernandes agradeceu pelo trabalho de todos os membros da comissão organizadora da SIFSC e ao esforço despendido para que se chegasse à terceira edição do evento. Hernandes também recordou o formato da Semana no passado, relembrando que, antigamente, ela era separada para alunos de graduação e pós-graduação.

Novamente, o docente fez questão de saldar os organizadores pela competência em apresentar um conteúdo que fosse capaz de abraçar interesses de todos os participantes e destacou que, hoje, os realizadores da SIFSC a transformaram num “marco não só para os alunos do IFSC, mas para todo campus da USP de São Carlos”.

Hernandes também fez comentários a respeito do interesse de alunos de outras instituições em participar da SIFSC, e falou sobre a atual dificuldade em acomodar um grande número de participantes, problema que será sanado no próximo ano, quando o novo Centro de Convenções será inaugurado no campus II da USP.

3_SIFSC-1Já na conclusão de sua fala, Hernandes falou rapidamente sobre algumas mudanças realizadas nos últimos três anos, no IFSC, e sobre algumas alterações na infraestrutura do Instituto, bem como outras feitas nos próprios cursos de graduação, referindo-se especificamente aos cursos de Ciências Físicas e Biomoleculares e Física Computacional. Também citou a mobilidade internacional que existe no IFSC, hoje, referindo-se ao programa de Mobilidade Internacional para Alunos de Graduação (MIGra) e sobre o curso de inglês oferecido a alunos de iniciação científica do IFSC.

Finalizado seu discurso, Hernandes agradeceu o aceite dos palestrantes para participar da SIFSC, e deu lugar ao docente do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp, Almir O. Caldeira, para fazer a palestra inaugural da Semana, intitulada “Introdução à informação quântica”.

Sobre a SIFSC

A Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos (SIFSC) é idealizada e organizada por estudantes de graduação e pós-graduação do Instituto, e conta com o apoio da diretoria da instituição. Caracterizado por sua natureza inter e multidisciplinar, reunirá cerca de 500 participantes de graduação e de pós-graduação, com uma programação rica em palestras científicas, debates, cursos e manifestações culturais.

Para este ano, estão programadas palestras, mini cursos, workshops e outras apresentações orais e de entretenimento. Para acessar a programação completa do evento, clique aqui.