Notícias

9 de outubro de 2012

Tecnologia comemora meio século

LEDMeio século atrás, exatamente nesta mesma data (9 de outubro,) o inventor estadunidense, Nick Holonyak Jr., apresentava ao mundo o Light Emitting Diode, mais conhecido pelos brasileiros como Diodo Emissor de Luz ou, simplesmente, LED.

Pouco antes de ser apresentada ao mundo, Holonyak, com sua descoberta em mãos, procurou pela empresa General Eletric (GE) para mostrar sua invenção, quando uma equipe de cientistas e engenheiros já explorava aplicações de semicondutores e criava os tiristores e retificadores, que vieram antes dos diodos modernos.

Finalmente, em 1962, Holonyak operou, pela primeira vez, uma liga de laser semicondutora visível e, passados 50 anos, essa tecnologia se tornou “comum” e já está incorporada como fonte de luz em inúmeras aplicações.

Sobre o LED

LEDs são pequenas fontes de luz ou chips finos, que se tornam iluminados pelo movimentos dos elétrons, através de um material semicondutor.

O fato de o primeiro LED ser vermelho não foi uma opção estética, mas sim a cor que resultou da construção de camadas de cristais semicondutores e da adição de químicos usados para determinar a cor do diodo emissor de luz.

As aplicações de LED, hoje, são variadas e de diferentes graus de complexidade. No Instituto de Física de São Carlos (IFSC), por exemplo, pesquisadores do Grupo de Óptica (GO) já realizam algumas pesquisas utilizando-se da tecnologia, com foco, especialmente, na área de saúde.

Assessoria de Comunicação

 

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..