8 de maio de 2013

Surface code threshold in the presence of correlated errors

Em mais uma edição do programa “Café com Física”, o IFSC recebeu no dia 08 de maio, pelas 16h30, na Sala F-210, a visita do Prof. Dr. Eduardo Novais, da UFABC – Universidade Federal do ABC, responsável pela palestra intitulada “Limiar de código de superfície na presença de erros correlacionados” (Surface code threshold in the presence of correlated erros, no título original em idioma inglês).cafe250

Ao estudar a fidelidade do código de superfície na presença de erros correlacionados induzidos pelo acoplamento de qubits físicos a um ambiente bosônico e ao traçar a evolução no tempo do sistema, após um ciclo de correção de erros quânticos para um modelo de spins estatístico, o palestrante mostrou que a existência de uma limiar de erro está relacionada com o aparecimento de uma transição de fase ordem-desordem no modelo estatístico no limite termodinâmico.

Essa demonstração permite relacionar o limiar de erro para os parâmetros e para o intervalo espacial dos erros correlacionados.