4 de abril de 2013

Strong coupling and strange quark mass from lattice QCD

O último Café com Física, realizado em 3 de abril, no IFSC/USP, contou com a participação do pesquisador do Centro de Pesquisa Deutsches Elektronen-Synchrotron (DESY- Alemanha), Rainer Sommer, que discorreu sobre o tema “Strong coupling and strange quark mass from lattice QCD”.COLOQUIO2-200

Rainer falou sobre uma das quatro forças elementares da natureza – a força forte -, responsável pelo regimento do núcleo dos átomos. O seminário também incidiu sobre a possibilidade de descrição dessa força, teoricamente.

Uma das técnicas capaz de resolver as interações da força forte computacionalmente é a chamada “Lattice computation”, em português traduzido como “Na rede”.

Além da discussão sobre os aspectos gerais da lattice computation, Rainer também falou sobre os quarks, partículas que interagem através da força forte, esta, por sua vez, necessária para descrever a interação dos quarks, um dos elementos básicos que constituem a matéria.