19 de novembro de 2014

Some Remarks on the Quantum Hall Effect

Vincent250Após ter apresentado duas palestras no mini curso intitulado Some Remarks on the Quantum Hall Effect, o Dr. Vincent Pasquier, do Institut de Physique Theórique, Saclay, França, encerrou o evento com seu terceiro seminário, ministrado na sala F210 (IFSC-USP), na manhã do dia 19 de novembro. Nesta última palestra, o Dr. Vincent descreveu os recentes MPS (Matrix Product States), tendo relacionado o efeito Hall com as deformações de algumas áreas de preservação.

O Dr. Vincent Pasquier, diretor de pesquisa do Institut de Physique Theórique, Saclay, atua na área de física teórica, com ênfase em matéria condensada, efeito Hall quântico, emaranhamento, física matemática e com modelos integráveis.

17 de novembro de 2014

“Some Remarks on the Quantum Hall Effect”

VINCENT300Dando continuidade ao mini curso intitulado Some Remarks on the Quantum Hall Effect, cuja primeira palestra foi ministrada no dia 10, o Dr. Vincent Pasquier, do Institut de Physique Theórique (IPhT), de Saclay, França, apresentou, no dia 17 de novembro, na sala F210 (IFSC-USP), o segundo seminário inserido no citado evento.

Nesta segunda palestra, Vincent abordou a correspondência em massa de ponta, relacionando-a com uma teoria de campo e explicando porque a abordagem CFT responde por propriedades a granel através de emaranhamento.

10 de novembro de 2014

Some Remarks on the Quantum Hall Effect

Decorreu no dia 10 de novembro, pelas 10h30, na sala F210 (IFSC-USP), a primeira parte do minicurso intitulado Some Remarksonthe Quantum Hall Effect, apresentado pelo Dr. Vincent Pasquier, do Institut de Physique Theórique (IPhT), de Saclay, França. Além desta palestra, o minicurso contará com mais duas edições, que acontecerão nos dias 17 e 19 de novembro.

Nesta primeira Vincent250parte, o Dr. Vincent introduziu os níveis de Landau em disco e explicou como as funções de ondas incompressíveis em massa podem ser modeladas através de interações efetivas. Além disso, ele destacou algumas funções de ondas conhecidas, tais como a Laughlin, Jain e Moore-Read.

Na segunda parte deste minicurso, Vincent analisará a correspondência em massa de ponta, relacionando-a com uma teoria de campo e explicando porque a abordagem CFT responde por propriedades a granel através de emaranhamento.