23 de novembro de 2011

Solenidade de abertura de eventos de Iniciação Científica da USP

Teve início nesta quarta-feira, 23 de novembro, o 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP – o SIICUSP- e o XXIII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia -o CICTE -, eventos que realizarão suas atividades no campus da USP-São Carlos até o dia 25 de novembro. A solenidade de abertura aconteceu pela manhã no Anfiteatro Jorge Caron da Escola de Engenharia de São Carlos, com a presença de diversos alunos e dirigentes da USP e das instituições participantes.

Compondo a mesa da abertura estavam o Prof. Marco Antonio Zago (Pró-Reitor de Pesquisa da USP), Geraldo Nunes Martins da Costa (diretor da EESC), Maria Inês Rocha Miritello Santoro (coordenadora do Programa de Iniciação Científica da USP), Reginaldo Teixeira Coelho (Presidente da Comissão de Pesquisa da EESC), Luís Carlos Passarini (diretor do Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia), Kathe Newman (representante da Rutgers University, a Universidade do Estado de New Jersey, EUA), Anne Carey (representante da Universidade do Estado de Ohio, EUA) e Elisa Keating (representante da Universidade do Porto).

Assim, os representantes declararam aberta a semana de atividades, dando as boas vindas aos participantes brasileiros e estrangeiros. O professor Reginaldo Teixeira Coelho convidou os estrangeiros a sentirem-se em casa e aproveitar a oportunidade de aprimorar suas carreiras com este evento, revelando que ele mesmo participou da edição do CICTE de 1985. Ele completou dizendo que este encontro é o momento de mostrar que o conhecimento científico é contrário às leis matemáticas: “Quanto mais se divide, mais se multiplica”, afirmou.

caron

A representante da Rutgers University contou que sua universidade estabelece esta parceria com a USP desde os anos 70, e que seus alunos estão muito ansiosos para trocar informações com jovens pesquisadores brasileiros e aprender sobre a cultura local, enquanto a professora Elisa, de Portugal, afirmou ser uma grande honra estar no Brasil representando a Universidade do Porto. “Esta cooperação com a USP nos oferece um ótimo retorno e nos últimos anos tem sido considerada uma prioridade para nós”, ela disse, completando: “Espero que nossos alunos tenham a inteligência de continuar contatando brasileiros e trocando conhecimentos com todos”.

Maria Inês Santoro, a coordenadora dos eventos, contou que sempre fica emocionada ao falar sobre essas organizações, que considera dois dos programas mais importantes da universidade. Segundo ela, atualmente, após os grandes avanços que o programa viveu, o maior desafio que resta é manter a qualidade a cada edição. “O que não é tão difícil assim”, afirmou, “já que os trabalhos dos alunos tem surgido com muita qualidade, cada vez mais”.

Prova disso é que, dos 4655 trabalhos inscritos no SIICUSP, 4464 atingiram qualidade o suficiente para serem aceitos no evento. E o interessante é que a distribuição dos trabalhos entre as diversas áreas do conhecimento está a cada ano mais balanceada, conforme pode-se concluir com os dados: 1466 trabalhos na área de Ciências Biológicas e Saúde, 1196 na área de Ciências Humanas e Humanidades, 1135 na área de Ciências Exatas e 667 na área de Agropecuária. Dentre os inscritos, quase mil alunos são provenientes de outras 300 universidades.

Após a solenidade, os alunos já puderam assistir a uma palestra ministrada pelo Dr. Guilherme de Azevedo Melo, diretor de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq, que apresentou o tema “A Iniciação Científica e o CNPq”. Nos próximos dias, durante todo o dia, os alunos se ocuparão com apresentações em forma oral (Salas de aula do bloco D), pôster ou sessões técnicas (no Ginásio de Esportes do Campus).

Tanto o CICTE, congresso pioneiro em Iniciação Científica, como o SIICUSP, já se transformaram, depois de vários anos, em eventos de reconhecimento nacional e também internacional, graças à importante motivação que introduziram para a realização das atividades de iniciação científica e tecnológica.