Notícias

27 de setembro de 2022

Simulando a origem das espécies

“Simulando a origem das espécies” foi o título do colóquio do IFSC/USP realizado no dia 16 de setembro de 2022, com a participação do Prof. Marcos Aguiar (UNICAMP).

Um dos grandes problemas da biologia evolutiva é compreender como novas espécies podem surgir as partir de uma espécie ancestral. Embora o processo de evolução por seleção natural seja bem compreendido, os mecanismos que levam uma espécie em se ramificar em dois ou mais grupos reprodutivamente isolados ainda não foram totalmente esclarecidos.

Como o processo evolutivo é geralmente lento, na escala de milhões de anos, experimentos são muito difíceis de realizar e simulações em computadores se tornam ferramentas importantes.

Neste seminário o Prof. Marcos Aguiar apresentou um modelo simples que simula a evolução de uma população e que permite estudar o papel de vários parâmetros, como taxa de mutação e distribuição geográfica na formação de espécies.

O palestrante demonstrou que é possível comparar as simulações com dados empíricos e inferir, de forma aproximada, a história evolutiva de algumas espécies vivas

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..