12 de agosto de 2019

SIFSC-9 – Encerramento em grande estilo

A cerimônia de entrega dos Prêmios Yvonne Mascarenhas, onde foram distinguidos os alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, autores dos melhores trabalhos apresentados durante a Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos (SIFSC-9), constituiu, no dia 09 de agosto, o encerramento oficial do evento.

Com a presença de alunos, professores e servidores, coube à Profª Yvonne Mascarenhas entregar os prêmios aos alunos vencedores, na circunstância:

Iniciação Científica – Renan dos Reis, com o trabalho: Efeitos da temperatura no ritmo de um centro gerador de padrões biológico;

Mestrado: Pedro Cônsoli, com trabalho Reconstrução do diagrama de fases do modelo de Heisenberg-Kitaev em um campo magnético via ondas de spin não lineares (por motivos de ausência, recebeu o prêmio um representante do vencedor);

Doutorado – Paulo Cesar Ventura da Silva, com o trabalho Modeling interacting diseases with different time scales”;

Menção Honrosa:

Iniciação Científica – Marcus Vinícius Rodrigues,com o trabalho Liberdade assintótica na seção de choque, e Yuri Asnis, com o trabalho Magnetic island bifurcation due to resonant magnetic perturbations;

Mestrado – Luíza Zuvanov, com o trabalho The effect of Homeothermy in the evolution of minimal introns, e Natasha Mezzacappo, com o trabalho Avaliação dos efeitos fotodinâmicos de fotossensibilizadores naturais no desenvolvimento do Aedes aegypti em condições subletais;

Doutorado – Diego Antonio Leonardo Cabrejos, com o trabalho intitulado Determinantes estruturais para a especificidade de interação nas interfaces G e NC de septinas humanas, e Raissa Ferreira Gutierrez, com o trabalho Estudo da via de biossíntese da vitamina B1 de bactérias como alvo para desenvolvimento de novos antibióticos”.

Esta cerimônia contou ainda com a entrega do prêmio relativo ao I Concurso de Fotografia do SPIE Student Chapter IFSC/USP subordinado ao tema Fotografe sua Pesquisa, conquistado por Márcio de Paulo, com o trabalho Olho de formiga.

Coube ao diretor do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato, encerrar a SIFSC-9, tendo, em seu discurso parabenizado de forma efusiva a comissão organizadora da SIFSC-9, que, segundo o orador, foi extremamente competente ao organizar um evento de muita qualidade, mostrando que ano após ano a SIFSC ganha notoriedade.

“Este é um evento em que os próprios alunos reconhecem o valor de seus pares e isso é importante porque apesar de haver uma comissão julgadora, são eles que praticamente escolhem os melhores trabalhos”, pontuou o diretor do IFSC/USP.

Em seu discurso, Bagnato teve a oportunidade de  salientar que na ciência existem dois princípios básicos que os cientistas devem sempre seguir. O primeiro, é tentar constantemente fazer o melhor possível por forma a ter um comprometimento profundo com a verdade, já que a mentira não interessa a ninguém “Para ser um bom cientista, você não pode ser mentiroso; a ciência mentirosa não perdura e a história está aí para nos mostrar vários exemplos”.

Quanto ao segundo princípio, Vanderlei Bagnato sublinhou a necessidade de sempre saber reconhecer alguém que fez um esforço maior e, com isso, merecer todo o respeito. “As pessoas que vivem magoadas, porque não são as pioneiras em algo, perdem a oportunidade de atingir seus objetivos. Saber reconhecer e ficar feliz quando alguém consegue repassar o conhecimento é o princípio do sucesso. Existem muitos cientistas que não tiveram essas características e acabaram por morrer magoados e infelizes, embora os seus feitos e os seus trabalhos tenham sido muito bons. É muito ruim um cientista viver magoado pelo sucesso dos outros, por isso temos que brigar pelo nosso sucesso e reconhecer o dos outros, pois sempre terá um lugar para nós”, pontuou Bagnato, que enfatizou o fato de ser uma honra para qualquer pesquisador ter um prêmio com o nome da Profª Yvonne Mascarenhas “que é uma pessoa que tem todas as características de uma cientista de topo. Ela, inclusive, sabe reconhecer os trabalhos que ainda são prematuros”.

Para o diretor do IFSC/USP, independente de quem venceu este prêmio, a verdade é que todos tiveram mérito: “Como diz o Prof. Daniel Kleppner (MIT) – Nem todo o cientista irá ganhar um Prêmio Nobel, mas nem por isso o Prêmio Nobel serve para nada”

Clique AQUI para visualizar o álbum de fotos.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP