Entre 27 de junho e 02 de julho - Vários horários - Sala de Seminários do Grupo de Óptica (IFSC/USP)

Short Course on – “Monte Carlo method and its Applications: From Biomedical Optics to Machine Learning and Graphics/Gaming”

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) recebe entre os dias 27 de junho e 02 de julho do corrente ano, na Sala de Seminários do Grupo de Óptica,  o mini-curso intitulado “Monte Carlo method and its Applications: From Biomedical Optics to Machine Learning and Graphics/Gaming”, apresentado pelo Prof. Alexander Doronin (School of Engineering and Computer Science – Victoria University of Wellington – New Zealand).

Os estudantes interessados em acompanhar este curso deverão se inscrever na disciplina SFI5898 – Seminário de Pós-Graduação II, até o próximo dia 16 de junho, através dos formulários online nos seguintes links:

*Alunos regulares de pós-graduação da USP, devem usar este formulário (AQUI).

*Alunos ativos de graduação da USP, alunos de pós-graduação externos à USP ou graduados de qualquer IES, devem usar este formulário (AQUI).

Outras informações, como os temas, e dias e horários deste curso estão disponíveis AQUI.

O Prof. Alexander Doronin é professor sênior na Escola de Engenharia e Ciência da Computação da Victoria University of Wellington (Nova Zelândia). Ele recebeu seu PhD em Biofotônica e Imagens Biomédicas pela Universidade de Otago, Nova Zelândia, em 2014, e obteve uma bolsa de pós-doutorado semi-industrial na Universidade de Yale, EUA, antes de aceitar seu atual cargo de docente e retornar à Nova Zelândia em 2018.

Seus interesses de pesquisa são interdisciplinares e residem na interface entre Computação Gráfica, Óptica Biomédica e, mais recentemente, Inteligência Artificial, com foco na modelagem de transporte de luz em meios turvos, desenvolvimento de novas modalidades de diagnóstico óptico, renderização baseada em física, medições/instrumentação óptica, aquisição e construção de modelos materiais realistas, percepção de cores, translucidez, aparência e visualização biomédica.

O palestrante tem ampla experiência reconhecida no projeto de algoritmos diretos e inversos de espalhamento de luz em simulações de meios turvos semelhantes a tecidos e criou um modelo de Monte Carlo generalizado de migração de fótons que encontrou ampla aplicação como uma ferramenta computacional de acesso aberto para as necessidades de comunidades em Biofotônica, Imagens Biomédicas e Gráficos.