Notícias

8 de junho de 2011

Seminarista discute infecção pulmonar

Na próxima sexta-feira, 10 de junho, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC), através do Grupo de Óptica, realizará o seminário da Biofotônica, intitulado “Modelos experimentais de infecções pulmonares por fungos e bactérias patogênicas”.

O título escolhido se deve, principalmente, ao número de mortes e doenças causadas pelas infecções do trato respiratório inferior- traqueia, pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.

O seminário será proferido pela bióloga. Alexandra Ivo de Medeiros, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Araraquara.

Segue, abaixo, resumo do seminário:

As infecções do trato respiratório inferior lideram entre as principais causas de morbidade e mortalidade no mundo. O microambiente pulmonar é constituído por diferentes componentes da resposta imune inata, como as barreiras físicas e químicas, que constantemente impedem a entrada de patógenos e o estabelecimento da infecção.

Além destes componentes, macrófagos alveolares são os principais fagócitos responsáveis pela manutenção da esterilidade pulmonar, devido a sua eficiente capacidade fagocítica e microbicida contra agentes patogênicos.

Durante o processo infeccioso macrófagos alveolares fagocitam os microrganismos invasores promovendo a ativação destas células com liberação de citocinas pró-inflamatórias, mediadores lipídicos assim como a produção de fatores microbicidas, como reativos do oxigênio e nitrogênio. Dependendo da patogenicidade destes microganismos e do estado de competência imunológica do hospedeiro, a síntese destes fatores microbicidas por fagócitos, na grande maioria das vezes, permite a eliminação do patógeno sem a necessidade de induzir a ativação de células da resposta imune adaptativa, como linfócitos T e B.

Os modelos experimentais de infecções pulmonares utilizados por nosso grupo de pesquisa, tanto in vivo como in vitro, permitem avaliar os componentes do sistema imune envolvidos na eliminação de microrganismos assim como o mecanismo de ação de novas vacinas e fármacos promissores no tratamento de infecções do trato respiratório.

O seminário será realizado das 13 às 14 horas, na sala de Seminários do Grupo de Óptica (prédio dos laboratórios, 2º piso, sala 59). Todos estão convidados a comparecer!

Assessoria de Comunicação

Data: 8 de junho

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..