23 de outubro de 2014

Seminários discutem a relação da USP com a sociedade

Em comemoração a seus 80 anos de criação, a USP promove o ciclo de seminários intitulado A USP e a Sociedade, com o objetivo de apresentar e discutir a contribuição da Universidade e sua interação com a sociedade em diferentes áreas. Quatro seminários estão programados para ocorrer durante o mês de novembro.

Difusão do conhecimento gerado na USP é o tema do primeiro seminário, que ocorrerá no dia 4 de novembro, com a presença do Reitor, Prof. Dr. Marco Antonio Zago; do Vice-Reitor, Prof. Dr. Vahan Agopyan; do Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes; da Pró-Reitora de Pós-Graduação, Profª. Drª Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco; do Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. José Eduardo Krieger e da Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária, Profª Drª Maria Arminda do Nascimento Arruda.

O segundo seminário, com o título A USP e os Meios de Comunicação, será realizado no dia 10 de novembro, sob a coordenação do professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA), Eugênio Bucci, um evento que contará com a presença dos jornalistas Álvaro Pereira Júnior (TV Globo); Roberto Godoy (jornal O Estado de S. Paulo) e Marcelo Leite (jornal Folha de S. Paulo).

No dia 17 de novembro, o professor do Instituto de Física de São Carlos, Luiz Nunes de Oliveira, coordenará o seminário sobre Inovação Científica. O evento terá como convidados o presidente da Finep, Glauco Antonio Truzzi Arbix; o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, e o coordenador adjunto de programas especiais e coordenador dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fapesp, Hernan Chaimovich.

O último seminário deste ciclo ocorrerá no dia 24 de novembro, lançando o debate sobre o papel da Universidade como geradora do conhecimento em padrão de excelência. A mesa será coordenada pelo presidente da Fapesp, Celso Lafer e terá como convidados o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, o ex-ministro da Educação, José Goldemberg e o ex-ministro da Saúde, Adib Jatene.

Os seminários, que terão início às 9h45 e encerramento previsto para as 12h , serão realizados na Sala do Conselho Universitário (Rua do Anfiteatro, 513, na Cidade Universitária, em São Paulo). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site alusivo aos 80 anos da USP.

Os eventos também terão transmissão simultânea pela IPTV-USP.

Mais informações pelo e-mail usp80anos@usp.br ou pelo telefone (11) 2648-0042.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da USP)