7 de fevereiro de 2012

Seminário em Nanoplasmônica do Grupo de Óptica recebe presença internacional

Os elogios à pesquisa realizada no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), vindos dos pesquisadores internacionais, que têm se apresentado no IFSC para palestras, seminários ou colóquios, não é uma novidade. Podendo ser comparados a renomadas Instituições de Ensino Superior do Brasil e do mundo, tanto o corpo intelectual, quanto a infraestrutura do IFSC não deixam a desejar para docentes, estudantes e visitantes que passam por aqui anualmente, vindos de todas as partes do mundo.

No dia 6 de fevereiro, foi a vez dos pesquisadores Nader Engheta, docente da University of Pennsylvania e Masud Mansuripur, docente da University of Arizona comparecerem ao “Seminário em Nanoplasmônica”, realizado pelo Grupo de Óptica.

NaderNader, atuando em diversas linhas de pesquisa (entre elas física e engenharia ondulatória, metamateriais e óptica em nanoescala), já participou de outros seminários no IFSC. “Sou amigo de John Weiner* há muito tempo e ele sempre teve muita vontade de fazer um workshop e colocar os pesquisadores juntos, para ministrar palestras. Em 2009, eu estive nessa mesma sala de aula, e estou de volta, dois anos e meio depois, para ministrar uma nova palestra. Há muitos centros científicos aqui e interesses em ciência com todos os pesquisadores daqui”, afirma o pesquisador.

Masud, com linhas estudos sobre a força de ondas eletromagnéticas e interação entre luz e matéria, que completa sua quarta visita ao Brasil e terceira ao Instituto, também foi intermediado por John Weiner. “Tenho outros amigos aqui, no Brasil, que sempre mantém contato conosco”, conta.

Depois de algumas visitas e participações em palestras, os professores, obviamente, focam sempre mais parcerias com o Brasil e, obviamente, com o IFSC. Quando questionados sobre tais parcerias, eles não são hesitantes. “Certamente! É maravilhoso ter interações! Há dois anos e meio, quando eu vim para o Brasil, ministrar uma palestra na Universidade de Campinas [Unicamp], um dos estudantes que estava na plateia, hoje trabalha comigo”, conta Nader. “Ainda não temos nenhuma parceria. Mas, duas semanas atrás, o professor [Vanderlei] Bagnato convidou-me para fazer parte do Conselho do novo Centro de Pesquisa que ele está fundando aqui no Brasil. Esperançosamente teremos mais colaborações no futuro”, complementa Masud.

MasudSobre as pesquisas realizadas no IFSC, como um todo, a voz dos pesquisadores é uníssona. Ambos dizem que tudo o que vem sendo estudado por aqui é atual. “As pesquisas daqui são fantásticas em áreas muito excitantes em óptica, área com a qual estou familiarizado”, elogia Nader. “O que se estuda aqui também se estuda nos Estados Unidos ou Europa. Temos muito professores brasileiros brilhantes ministrando aulas em Harvard e no MIT [Massachusetts Institute of Technology]. E a qualidade da pesquisa que tive a oportunidade de observar aqui pode ser comparada com a das melhores universidades do mundo”, finaliza Masud.

*bolsista pesquisador visitante do CEPOF/INOF