6 de março de 2012

Seminário do laboratório de Biofotônica

Título: Estudo da Distribuição de dose limiar (Dth) em Terapia fotodinâmica in vitro

Palestrante: Luís Gustavo Sabino

Resumo:

No que tange a Terapia fotodinâmica, existe um dano oxidativo mínimo que deve ser provocado para que a célula entre em processo de necrose ou apoptose. A morte celular ocorrerá nas regiões em que a dose de luz entregue supera a dose mínima de luz necessária para que ocorra a necrose, chamada de dose limiar (do inglês “threshold dose” ou Dth).

A existência de uma variedade de células com diferentes doses limiares, pode ser a causa de uma resposta parcial do tecido à terapia, em alguns casos implicando em recrescimento do tecido tumoral. A existência de uma distribuição de dose limiar (g(Dth)) vem sendo estudada em modelos in vitro e pode estar relacionada à concentração do fotossensibilizador no meio intracelular.

Neste seminário, os primeiros resultados, utilizando-se Citometria de Fluxo para avaliar a variação da captação do Photogem® por células das linhagens HEPG2 e CCD, serão apresentados.