3 de julho de 2013

Seminário do Grupo de Óptica: Oncologia em cães e gatos

O Grupo de Óptica do IFSC recebe no dia dia 04 de julho, entre as 13 e as 14 horas, o Prof. Dr. Andrigo Barboza De Nardi, do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Jaboticabal, que apresentará o seminário intitulado “Oncologia em Cães e Gatos”.

Nos dias atuais, o câncer é a principal causa de morte dos animais de companhia. Em virtude disto, a oncologia é uma das especialidades que mais cresceu nos últimos anos, na medicina veterinária.

O objetivo deste seminário é compartilhar algumas informações sobre a ocorrência das principais neoplasias em cães e gatos, enfocando também as modalidades de tratamentos que temos disponíveis na medicina veterinária brasileira.

Andrigo de Nardi é médico veterinário pela UFPR (2001) e Mestre em Cirurgia Veterinária, com ênfase na área de Oncologia, UNESP-Jaboticabal (2004).

Realizou curso de aperfeiçoamento no Centro de Oncologia Veterinária na Michigan State University, MSU, Estados Unidos (2006). Doutor e pós-doutor em Cirurgia Veterinária, com ênfase na área de Oncologia, pela UNESP-Jaboticabal (2007 e 2010).

Atualmente é professor de Cirurgia no Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da Universidade Estadual Paulista (UNESP-Jaboticabal) e tem experiência na área de Oncologia e Cirurgia Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: neoplasia mamária, quimioterapia antineoplásica e uso dos inibidores da ciclooxigenase-2 no tratamento do câncer.