27 de junho de 2011

Seminário da Biofotônica: “Técnicas de Imagem para Triagem do Melanoma”

Resumo: De acordo com a World Health Organization (WHO), a incidência de câncer de pele aumentou nas últimas décadas, devido, principalmente, ao aumento da expectativa de vida e exposição solar (UICC, 2010; WHO, 2010).

Melanoma é o tipo de câncer de pele mais grave, em razão de seu alto potencial de metástase e origina-se nos melanócitos, células que produzem o pigmento que dá a cor à pele.

Mais comum em pessoas de pele clara, o melanoma inicia-se como uma lesão escura que aumenta de tamanho (extensão e/ou profundidade), com alteração de suas cores originais e surgimento de pontos pigmentados ao redor.

Nosso grupo de pesquisa está identificando os padrões de fluorescência das lesões suspeitas de melanomas, encaminhadas para avaliação pelo Programa de Prevenção do Melanoma do Hospital Amaral Carvalho.

Utilizamos um sistema de diagnóstico por fluorescência, desenvolvido pela Universidade de São Paulo (IFSC em parceria com a EESC) e, atualmente, é produzido por uma empresa de São Carlos.

Data: 29 de junho