19 de julho de 2011

Seminário da Biofotônica: “Superbactérias: quem são e por onde andam”

Seminarista: Ilana L. Baratella da Cunha Camargo (acesse por aqui o currículo lattes)

Resumo:

Micro-organismos resistentes a múltiplas drogas muitas vezes são responsáveis por infecções e surtos hospitalares.

O tratamento de um paciente infectado muitas vezes é difícil, por falta de alternativas disponíveis ou pelo alto custo dos antimicrobianos mais novos.

Infecções hospitalares, causadas por micro-organismos multirresistentes, aumentam o tempo de internação dos pacientes e o custo do tratamento destes para os hospitais.

Nesta apresentação, tal assunto será abordado, conhecendo alguns destes micro-organismos, seus mecanismos de resistência e novos antimicrobianos disponíveis para o tratamento.

Também serão abordadas algumas das técnicas moleculares, que facilitam o trabalho epidemiológico: Pulsed Field Gel Electrophoresis (PFGE), usada para detecção de surtos em hospitais e Multilocus Sequencing Type (MLST), para determinação de linhagem e estudos quanto à evolução das mesmas.

Através destas técnicas é possível caracterizar as linhagens encontradas em um hospital e realizar o rastreamento, observando em que outras partes do mundo esta linhagem já foi relatada.