24 de agosto de 2011

Seminário da Biofotônica: “Optical Coherence Tomography: Development and applications”

O Grupo de Óptica anuncia o seminário da semana, apresentado pelo Prof. Dr. Anderson Zanardi de Freitas, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Centro de Lasers e Aplicações.

Anderson é bacharel em Física pela USP (1990), mestre (1997) e doutor (2007) em Ciências, pelo IPEN e sua principal linha de pesquisa é a Tomografia por Coerência Óptica (OCT) atuando em áreas como: dermatologia, odontologia e cosmetologia. Atua também na área de aplicações de lasers de femtossegundos em ablação de materiais e geração de raios-X. Foi juntamente com seu grupo, vencedor do Prêmio Natura Campus de Inovação Tecnológica (2010), com o projeto “Avaliação do uso da tomografia de coerência óptica em dermatologia”.

Nesta ocasião, Anderson discutirá o tema OPTICAL COHERENCE TOMOGRAPHY: DEVELOPMENT AND APPLICATIONS”.

Abstract:

This talk will be an overview of Optical Coherence Tomography (OCT) technique, covering from the physical basics principles, image formation process to state of art applications. It was revolutionary in areas such as ophthalmology and dermatology, in which other tomographic techniques does not reach resolutions like OCT has.  In early 90´s Fujimoto et al. applied the principles of low coherence interferometry to perform high resolution tomographic images of biological tissues. The technique became known as OCT and opened new horizons in several areas of knowledge. It was revolutionary in areas such as ophthalmology and dermatology. The OCT breakthrough was the capability of obtain histological retina image in vivo, in real time in non-invasive way and using harmless radiation.

Data17 de agosto, quarta-feira.

Hora13 às 14 hs

LocalSala de Seminários do Grupo de Óptica (sala 59, segundo andar, prédio dos laboratórios).