13 de junho de 2012

Seminário da Biofotônica: “Fluorescência com resolução temporal em biofísica”

Seminarista: Amando S. Ito (FFCLRP/USP)

Resumo:

Técnicas relacionadas à resolução temporal de estados eletrônicos excitados são intensamente utilizadas em problemas no campo da biofísica. As informações são particularmente relevantes, quando processos de interesse biológico ocorrem na escala de tempo dos estados excitados, da ordem de 10-8 s. Parâmetros relacionados aos decaimentos da intensidade de fluorescência e da anisotropia de fluorescência, associados a fenômenos como difusão rotacional, difusão translacional e transferência de energia, permitem o estudo de processos ligados a alterações conformacionais em peptídeos e a mudanças estruturais em membranas modelo.

Esses aspectos serão apresentados e discutidos no seminário.

O seminário será realizado na sala de seminários do Grupo de Óptica (sala 59), localizada no segundo piso do prédio dos Departamentos.