8 de agosto de 2012

Seminário da Biofotônica: “Construção de um bisturi ultrassônico”

Seminarista: Thiago Balan Moretti

Resumo:

Os materiais piezelétricos vêm sendo utilizados em várias aplicações na área da saúde. Dentre essas aplicações podemos destacar os transdutores ultrassônicos piezelétrico de potência.

Estamos desenvolvendo de um bisturi ultrassônico, que permitirá realizar cortes homeostáticos, bem como cauterização dos tecidos biológicos. O sistema é constituído por um transdutor ultrassônico que transforma um sinal elétrico em ondas mecânicas, sendo destas transmitidas a uma haste que transmite ao tecido.

O desenvolvimento deste projeto resultará em uma inovação tecnológica na área da saúde e na contribuição para o progresso tecnológico do país.

O seminário será realizado na sala de seminários do Grupo de Óptica (sala 59), localizada no 2º piso do prédio dos Departamentos do IFSC.