15 de outubro de 2012

Semana entre os dias 12 e 18 de outubro

A semana promete chuva! O Sol nasce por volta de 5h45 e se põe a Oeste em torno de 18h15. A Lua cheia sai definitivamente de cena nesta semana quando entra em oposição entre a Terra e o Sol, deixando o céu escuro e propício para observação neste inicio de primavera em São Carlos.

O_Ceu_sobre_So_CarlosNa madrugada de 12 de outubro, a Lua visitará, quase evanescente, a deslumbrante “estrela matutina”, Vênus, na constelação de Leão a Leste (clique aqui para ver ilustração 1).

A Lua nova ocorrerá em 15 de outubro, quando nosso satélite natural reaparece crescente, em forma de sorriso, a Oeste ao entardecer, e passará por Mercúrio no dia seguinte. Esse dia será marcado pelo perigeu*. Ela finaliza a semana participando de um trio harmonioso ao se aproximar dos astros vermelhos, Marte e Antares, em Escorpião a Oeste (clique aqui para ver ilustração 2).

Com a ajuda de São Pedro, na semana haverá uma boa oportunidade para ver Mercúrio reluzente no final da tarde a Oeste, próximo ao horizonte. O planeta ocupa a órbita mais interna e, por isso, evolui rapidamente na sua trajetória em torno do Sol. Ele deixa a casa de Virgem no início da semana, afastando-se do Sol para entrar em Libra no dia 18. Essa trajetória terá elongação máxima (24,5 graus do horizonte) no dia 26, quando o planeta realiza o movimento retrógado e retoma o movimento de volta rumo ao Sol a Oeste. O valor da elongação* máxima para Mercúrio (a leste ou oeste) varia entre 18 e 28 graus. Saturno finalmente se esconderá por poucas semanas na luminosidade do Sol e reaparecerá ao nascer do Sol, ainda em Virgem, próximo de Vênus.Chico-ceu-dica_1

Tire os finais de tarde para acompanhar a posição de Marte no céu. O planeta vermelho entra no dia 12 em Escorpião. Sem dúvida, esta é uma das constelações mais belas no céu, e o brilho de suas estrelas insiste em ignorar as fortes luzes da cidade de São Carlos. Além disso, Escorpião é uma das poucas constelações que realmente parece aquilo que seu nome diz (veja, novamente, a ilustração 2). Sua localização no céu é muito privilegiada, já que está posicionada sobre a Via Láctea. Uma atividade interessante é apontar um binóculo para essa região do céu e notar a quantidade de estrelas que aparece. Como já mencionado, Marte estará próximo da estrela vermelha, Antares (alfa de Escorpião). Observando a olho nu, Antares é extremamente parecida com o planeta Marte e terá, praticamente, o mesmo brilho. Fica como lição de casa a observação da aproximação sem igual dos dois astros para conferir a semelhança.

Júpiter continua estacionado em Touro por vários meses, ao lado da estrela alfa, Aldebaran, e poderá ser apreciado ao nascer por volta das 23 horas. Aqueles que apreciam o céu poderão ver quatro de suas “Luas Jovianas” com um binóculo ou um pequeno telescópio até o amanhecer.

Chico-ceu-dica_3Aproveite para apreciar uma das constelações mais interessantes do céu: Sagitário. Esta constelação se encontra ao lado Escorpião e pode ser vista ao anoitecer, no Zênite*, e fica visível até o amanhecer. Ela faz parte das constelações do Zodíaco e possui qualidades astronômicas inigualáveis. Primeiramente, o centro de nossa galáxia se localiza nos limites de Sagitário, portanto, é uma região repleta de estrelas. Sagitário, assim como Escorpião, é uma constelação que fica no “coração” da Via Láctea, faixa esbranquiçada que corta o céu e mostra o braço espiral da Galáxia. É uma região belíssima de se observar a olho nu.

Outro ponto interessante sobre Sagitário é que ela é a constelação com o maior número de objetos no catálogo de Messier, totalizando 15 objetos. Estes são, em geral, nebulosas, aglomerados estelares ou galáxias, e se parecem com estrelas bem difusas quando observados a olho nu. O nome se deve a Charles Messier, que foi o primeiro a catalogar todos esses objetos no século XVIII, totalizando 110. Na época, ele não sabia o que eram exatamente, mas resolveu catalogar tudo o que estava no céu que fosse diferente das estrelas. Esses objetos foram designados pela letra M junto a um número: M1, M2, M3 etc. Tentar encontrá-los no céu é diversão garantida de astrônomos amadores no mundo inteiro.

Previsões finais:

12 de outubro

A Lua estará a 6,5 graus ao sul de Vênus (ver “Mãos ao Céu” da semana anterior) . O planeta Marte entra em Escorpião

15 de outubro Lua nova às 7 horas
16 de outubro

Um “fiapo” de Lua crescente estará no seu perigeu e a 1,3 graus norte de Mercúrio ao pôr do sol

18 de outubro

A Lua visita Escorpião a 2 graus de Marte e Antares

Clique aqui para ver posição dos planetas no decorrer da semana.

*Glossário:
Perigeu
– momento em que a Lua passa pelo ponto mais próximo da Terra em sua órbita;
Elongação
– distância angular aparente de um planeta em relação ao Sol, isto é, o ângulo formado pelas direções Terra-Sol e Terra-planeta. Este valor é dado pelas diferenças de longitude celeste entre o Sol e o planeta;
Zênite
– posição do astro bem acima de nossas cabeças.

Previsão fornecida pelo docente do IFSC, Francisco Gontijo Guimarães.