26 de outubro de 2012

O Céu sobre São Carlos: semana entre 19 e 25 de outubro

Na meia noite do próximo domingo, 21, tem início o horário de verão, e uma hora de todos os relógios deve ser adiantada.

O_Ceu_sobre_So_CarlosFora a economia de energia que o novo horário proporciona à maioria dos brasileiros, e o desconforto físico (por afetar o relógio biológico) e psicológico (por causar a sensação de perda de tempo), nos primeiros dias do novo horário, nada muda astronomicamente, além do horário de observação dos astros e planetas de nossa galáxia. Os que acordam cedo terão uma hora a mais para observar o céu. O Sol e as outras estrelas, que nascem no dia 20, por volta das 5h37, estarão no horizonte a Leste uma hora mais tarde, às 6h37, em 21 de outubro. Já aqueles que apreciam o fim de tarde e início da noite terão tempo para chegar em casa e observar os mesmos astros se pondo uma hora mais tarde, em torno das 19h17.

A Lua crescente deve chamar atenção no início desta semana. Ela estará atuando ao entardecer do céu de São Carlos, que tem as constelações da primavera como pano de fundo. Procure a Lua nas primeiras horas da noite nos próximos dias, posicionada 20º do horizonte a Sudoeste . Nosso satélite natural deixa Marte para trás em Escorpião e fará um breve passeio pela Via Láctea através de Sagitário, alcançando o quarto-crescente no dia 21, quando roubará a cena das estrelas menores no Zênite, entre Sagitário e Capricórnio. Nos dias que se seguem, a lua percorrerá a constelação de Aquarius, alcançando peixes no dia 25 com 86Chico-10% de sua iluminação.

Nesse percurso, nosso satélite natural estará se pondo cada vez mais tarde, o que deixará o céu da madrugada mais escuro e propício para observação. É a hora ideal para ver a constelação de Touro nascer a leste, por volta das 22 horas, trazendo o planeta Júpiter como visitante. Este, por sua vez, estará estacionado entre Aldebaran e Alnath, as estrelas alfa e beta de Touro, respectivamente. Devido às diferentes distâncias entre estes astros e a Terra, a luz emitida por eles percorrerá o espaço vazio numa velocidade de 300 mil Km/s, e chegará aos nossos olhos com um atraso de 50 segundos para Júpiter, 61 anos para Aldebaram e 131 anos para Alnath. Esse trio estará acompanhado à direita no horizonte pelas Três Marias na constelação de Orion e por Sírius, estrela alfa de grande luminosidade da constelação de Cão Maior.

Se São Pedro ajudar, este é o cenário ideal para observar a chuva de meteoros “Orionidas”, que alcançará o seu máximo em 20 e 21 de outubro, quando são esperados 30 eventos por hora (clique aqui para mais informações sobre o evento).

Vale a pena despertar com os pássaros para conferir Vênus dominar o céu matutino por toda a semana. A “Estrela Vespertina” nasce a Leste por volta das 4 horas. Porém, Mercúrio é o astro da vez nesta semana e nas que se seguem também. Sem dúvida, será uma boa oportunidade para ver o reluzente planeta atuando como protagonista no final da tarde a Oeste, próximo ao horizonte.Chico-12

Dentre os planetas visíveis a olho nu, Mercúrio é o mais difícil de se observar, pois está mais próximo ao Sol e o lusco-fusco do fim de tarde ou ao amanhecer dificulta sua localização. Nessa semana, Mercúrio chegará próximo da sua máxima elongação (ilustração ao lado). A distância angular entre o Sol e Mercúrio será de aproximadamente 20 graus (pouco mais de um palmo de distância medido com o braço estendido) no dia 26, quando estará mais afastado do Sol, facilitando sua observação.

Mercúrio e Vênus giram ao redor do Sol em uma orbita interna a da Terra. Portanto, no Sistema Solar temos apenas dois planetas “inferiores”. Por esse motivo, Mercúrio e Vênus sempre são vistos próximos ao Sol antes do amanhecer e ao anoitecer. Mercúrio ocupa a órbita mais interna e, por isso, evolui rapidamente na sua trajetória em torno do Sol. A cada dois meses, aproximadamente, podemos vê-lo mais afastado do Sol, o que nos possibilita observá-lo durante algumas semanas. Em uma elongação máxima, o pequeno planeta poderá ser visto por um período menor que duas horas no horizonte quando se põe a Leste (Elongação Este) ou quando nasce a Oeste (Elongação Oeste) antes ou depois do Sol.

Chico-11Para encontrá-lo só temos de saber aonde e quando olhar. E, é claro, contar com um horizonte livre de nuvens e poluição. O Planeta se afastará da constelação de Libra nesta semana e rapidamente alcançará a cabeça de Escorpião no início do próximo mês. O movimento das constelações superposto ao de Mercúrio gera, no céu, uma trajetória chamada de “Movimento retrógrado”. Nessa trajetória, o Planeta fará um laço em torno da “cabeça do escorpião”, mais ou menos, em 4 de novembro, quando retorna na direção do Sol com a mesma rapidez. Nas duas semanas seguintes, ele desaparecerá por completo ao entrar em oposição com o Sol. Só então, Mercúrio reaparecerá reluzente nas madrugadas ao nascer do Sol a Leste, se aproximando de Vênus. Vale a pena conferir de camarote esse espetáculo sem igual diante do palco celeste.

Para acessar a previsão entre os dias 5 e 11 de outubro, clique aqui.

Para acessar a previsão entre os dias 12 e 18 de outubro, clique aqui.

Previsão fornecida pelo docente do IFSC, Francisco Gontijo Guimarães