9 de janeiro de 2015

Semana de Recepção aos Calouros 2014: IFSC recebe menção honrosa

Na premiação anual da Semana de Recepção aos Calouros da USP, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), novamente, aparece como uma das Unidades premiadas. A primeira vez foi em 2010, quando o Instituto angariou o prêmio de Melhor Semana de Recepção. Agora em 2014 recebeu uma menção honrosa * por seu “culto ao humanismo, excelência, solidariedade e respeito aos alunos ingressantes”, de acordo com relatório final redigido pelo Grupo de Trabalho Pró-Calouro da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Semana_de_Recepcao_2014-_alunas_com_certificadosOrganizada pelos alunos de todos os cursos de graduação, a Semana de Recepção aos Calouros do IFSC de 2014 contou com diversas atividades, entre elas premiação de alunos e docentes, aulas magnas, bate-papos com representantes da empresa IFSC Jr., Centro de Estudos de Física de São Carlos (CEFISC) e coordenadores dos cursos, palestras, atividades de integração (inclusive esportivas), apresentações artísticas etc. “Acredito que o aspecto mais importante de nossa semana foi a integração. Trouxemos os calouros muito perto dos veteranos e tentamos integrar tanto os calouros entre si quanto com os veteranos dos cursos”, conta Aline Marina Marciano, aluna do curso de Bacharelado em Física e uma das coordenadoras da Semana no IFSC.

Para participar da premiação, todas as Unidades da USP devem enviar, previamente, a programação montada para Semana de Recepção aos Calouros e, posteriormente à sua realização, somente as Unidades que enviarem relatórios (o que não é obrigatório) é que concorrem ao Prêmio de Melhor Semana de Recepção. Em 2014, das 22 Unidades inscritas, 16 enviaram os relatórios ao Grupo de Trabalho Pró-Calouro da Pró-Reitoria de Graduação. Este, por sua vez, elegeu seis integrantes do Grupo para escolher as Unidades vencedoras.

Além da participação da premiação na Cidade Universitária (USP São Paulo), ocorrida em 25 de novembro, o IFSC, que foi representado por Aline e pela aluna do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Rafaela Masson, recebeu uma placa metálica e certificados de participação.

Rafaela afirma que um dos diferenciais desse ano foi a integração com os próprios docentes do IFSC, que tiveram uma participação ativa antes, durante e depois da Semana de Recepção. “Nosso presidente da Graduação, o professor Luis Gustavo Marcassa, tem nos dado muito apoio, o que tem facilitado nosso trabalho. Por essa razão, o IFSC está a par de tudo que já fizemos e temos feito, e isso, além de nos auxiliar, serve como estímulo”, conta Rafaela.

Para o próximo ano, as alunas afirmam que manterão o pique para fazer uma programação para Semana de Recepção ainda melhor do que a de 2014. “Para 2015, estamos pensando em coisas ainda mais grandiosas, mas que continuarão levando em conta os aspectos de integração e humanismo. Já estamos pensando em atividades que não tenham somente como foco a recepção aos calouros, mas sim que contenham um toque de humanidade, também”, finaliza Aline.

Semana_de_Recepcao_2014-_placa_metalica-1

*o Instituto de Matemática e Estatística (IME/USP) foi contemplado com o 1º lugar. Além do IFSC, o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) também recebeu menção honrosa

Imagem: da esquerda, Aline e Rafaela